Galeria de fotos

Não perca!!

Religião

Jesus enfatizou tanto a absoluta necessidade de justiça em nossas vidas que Ele disse: 'Se a sua justiça não exceder em muito a dos fariseus, jamais entrareis no reino dos céus!' (Mateus 5:20)
Jesus enfatizou tanto a absoluta necessidade de justiça em nossas vidas que Ele disse: 'Se a sua justiça não exceder em muito a dos fariseus, jamais entrareis no reino dos céus!' (Mateus 5:20)

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos" (Mateus 5:6). A verdade bíblica é que o homem precisa mais do que comida e bebida para sustentar a sua vida. Ele precisa de alimentação espiritual para sua alma. Foi por isso que Jesus disse: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4). Também disse: "Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará" (João 6:27).

O homem não é apenas um mero animal com as necessidades físicas. Somos criaturas de Deus, feitos a Sua imagem e semelhança, com desejos espirituais, emocionais e sociais, bem como físicos. Precisamos ter comunhão com Deus através de Jesus Cristo.

Mateus 5:6 nos faz lembrar dos flagelados do sertão quando na reportagem na TV, vimos homens e mulheres saindo de casa e andando 10 ou 15 km para trabalhar em situação de emergência, sem tomar café de manhã e com pouca água. Trabalhavam no calor opressivo do sol o dia todo, voltando para uma casa cheia de crianças famintas. Eu acho que a maioria de nós não sabe o que é ter fome e sede como eles. Que felicidade para o sertanejo é ter comida e bebida à vontade.

De verdade, as pessoas estão buscando algo na vida que satisfaça os seus desejos e suas necessidades. Elas têm fome e sede, mas não somente de pão e água. Elas desejam coisas, bens materiais, bons relacionamentos, sentido na vida e paz. Elas desejam felicidade. Mas há uma fome importante que Deus valoriza e abençoa acima destas coisas. É a fome e sede de justiça. Lembrando que "Bem-aventurado" quer dizer "Feliz", note bem o que Jesus não disse. Ele não disse que os que buscam felicldade serão felizes, Ele disse que os que buscam justiça serão felizes. Os que buscam Deus e Sua vontade, os que querem pensar e agir corretamente, serão felizes.

Muitas vezes as pessoas têm fome e sede mas procuram satisfazer esta fome incorretamente. Uma criança chega do colégio com fome e busca doces, mas quando chega a hora do almoço não quer mais comer. Assim também muitas pessoas procuram satisfazer os seus desejos buscando coisas materiais como álcool, drogas, sexo, divertimentos diversos e prazeres não espirituais, e como resultado não encontram felicidade. Jesus nos mostra o caminho verdadeiro para a satisfação e felicidade real na vida. Feliz é a pessoa justa.

JESUS N0SSO EXEMPLO
Jesus Cristo ~ o melhor exemplo de justiça. Foi profetizado que Ele "julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara da Sua boca, e com o sopro dos Seus lábios matará os perversos. A justiça será o cinto dos Seus lombos e a felicidade o cinto dos Seus rins" (Isaías 11:4-5). O salmista falou: "Amas a justiça e odeias a iniqüidade" (Salmo 45:7). Vemos nisso que por ser justo Jesus tratava as pessoas com igualdade ou eqüidade, fazia o que era certo, julgava o perverso e defendia o inocente. A justiça de Jesus, como juiz, inclui a retribuição pelo mal. Como juiz justo, Ele está envolvido na luta entre o certo e o errado. Ele não é imparcial neste sentido. Ele quer que o bem vença o mal. Jesus ama o que é certo, mas odeia o que é errado.

Jesus, O Justo, sempre fez o que era certo. Jesus, por ser justo sempre, fez o que Deus quis. Até o ladrão na cruz teve de confessar: "Nós na verdade sofremos com justiça porque recebemos o que é merecido, mas este nenhum mal fez" (Lucas 23:41). Jesus podia desafiar Seus inimigos: "Quem dentre vós Me condena de pecado?" (João 8:46). Por ser justo Jesus afirmou que Satanás "nada tem em Mim" (João 14:30). Por ser justo Jesus sempre fez o que era certo diante de Deus. Jesus demonstrou Sua justiça quando expulsou os vendedores do templo. Sua retidão não permitia que as pessoas fizessem da casa de Deus um covil de salteadores (Mateus 21:13). Em tudo que falou e em tudo que fez, Jesus nos deu o exemplo de pessoa justa.

Jesus nunca deixou a verdade por causa das tradições humanas que impediram a ajuda pelos necessitados (Mateus 12:1-2). Ele não rejeitou uma pessoa por causa das coisas ruins do passado (Mateus 9:913). Ele deu honra aos colegas (Mateus 11:7-19). Ele compartilhou a verdade (Mateus 13).

Jesus é nosso exemplo de maturidade (Efésios 4:15). Ele é a fonte de nossa força e fruto (João 15:1-5). Como Ele, temos que desejar a comunhão da família de Deus (Hebreus 10:23-27), nos alimentando na palavra de Deus (2 Timóteo 3:16,17), compartilhando com os outros os nossos bens (2 Coríntios 9:7-10). Temos que obedecer a Deus em vez de homens (Atos 4:19). Esta é a vida de justiça que Jesus nos revelou.

A justiça de Jesus também é vista no Seu papel de juiz. Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de Jesus (Atos 17:31). Quando Jesus voltar Ele vai dividir os cordeiros dos cabritos(Mateus 25:33), porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (2 Coríntios 5:10).

APLICAÇÃO:
Jesus enfatizou tanto a absoluta necessidade de justiça em nossas vidas que Ele disse: "Se a sua justiça não exceder em muito a dos fariseus, jamais entrareis no reino dos céus!" (Mateus 5:20). Em seguida, Ele começou a explicar como praticar esta justiça. Veja as coisas que Ele destacou no sermão do monte (Mateus 5,6 e 7) que estão envolvidas na vida de justiça:

1. Ser misericordioso (5:7)
2. Ser puro (5:9)
3. Fazer a paz (5:9)
4. Iluminar o mundo (5:14)
5. Controlar a ira (5:21,22)
6. Controlar as paixões (5:27,28)
7. Ser fiel ao casamento (5:31,32)
8. Ser honesto (5:33-34)
9. Considerar o bem-estar dos outros (5:38-42)
10. Amar os inimigos (5:43-48)
11. Servir a Deus por motivos puros (6:1-18)
12. Perdoar os outros (6:14,15)
13. Não ser materialista (6:19-24)
14. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar (6:25-34)
15. Não ser hipócrita no julgamento (7:1-5)
16. Valorizar as coisas santas (7:6)
17. Tratar os outros como você quer ser tratado (7:13)
18. Obedecer a Cristo (7:21-27)

A vida cristã é uma vida de justiça, boas obras, obediência e ainda mais, estas obras têm que ser de motivos puros. Jesus falou em Mateus 6:1 para não praticarmos as obras perante os homens para ser vistos pelos homens. Tudo que fizermos devemos fazer perante Deus para O agradar, sabendo que só assim receberemos dEle a recompensa.

AUTO EXAME: Responda as perguntas para medir sua justiça.
1. Você já enganou alguém de propósito mas não se arrependeu?
2. Existe alguém a quem você recusa perdoar?
3. Você sempre esta fazendo decisões baseadas em "O que Jesus faria no meu lugar"?
4. Você se importa com a opressão dos pobres, viúvas e órfãos~
5. Você está fortificando sua vida espiritual com oração, leitura bíblica e comunhão na vida da igreja?
6. Você acha que merece o favor de Deus por causa da sua boa vida?
7. Você julga uma pessoa pela sua roupa, língua, raça ou nacionalidade?
8. Você acha que um criminoso pode se tornar uma pessoa boa e importante no reino de Deus?

Nota:

Ler a bíblia, antes e depois dos exercícios, amplia sobremaneira o resultado esperado!

Bíblia online

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br