Galeria de fotos

Não perca!!

Economia

A nota fiscal deve sempre acompanhar a mercadoriaA nota fiscal deve sempre acompanhar a mercadoria
A nota fiscal deve sempre acompanhar a mercadoriaA nota fiscal deve sempre acompanhar a mercadoria

O pagamento do 13º salário e as festas de fim de ano leva grande parte da população às lojas a procura de eletroeletrônicos, celulares, roupas e brinquedos para presentear familiares e amigos. Apesar das promoções oferecidas pelos estabelecimentos, é necessário ter alguns cuidados para que as compras não causem dor de cabeça ou comprometam o orçamento doméstico.

Para tanto, o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) dá algumas dicas em seu site, entre elas que seja dada preferência ao pagamento à vista, em razão dos altos juros.

Além disso, é preciso ter controle e não comprar por impulso. Quanto a isso, o órgão sugere que se faça uma lista das pessoas a quem se deseja presentear, e no caso da ceia, levar em conta o número de pessoas que serão recebidas, anotando diversas opções do que comprar para cada uma delas. Com a lista em mãos, é preciso realizar uma pesquisa de preços.

Outra dica importante é não se empolgar com as promoções, mas analisar se a oferta significa de fato o preço mais baixo, pois pode representar apenas que o valor daquele produto está mais baixo do que o usual, podendo haver outras marcas mais em conta.

A nota fiscal deve sempre acompanhar a mercadoria. Ela é o documento que garante a troca ou reparo do produto em caso de defeito.

Compras pela internet

Ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período do Natal, quando o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores, o Procon aconselha que, primeiro, o consumidor verifique se o site é seguro, observando se há uma chave de segurança, normalmente representada por um cadeado no rodapé do site, assim como telefone, endereço e SAC do anunciante. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”).

Outra recomendação importante é verificar nas redes sociais e no próprio portal do Procon se os sites de compras virtuais estão gerando reclamações e como estão as empresas estão procedendo para solucionar esses problemas.

*Com informações do site Procon

 

Saiba mais sobre Economia

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br