Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Opinião

A solidez da economia brasileira tem virado rota principal, sobretudo de norte-americanos, que vive, talvez, um de seus piores momentos quando o assunto é money (Imagem Ilustrativa)
A solidez da economia brasileira tem virado rota principal, sobretudo de norte-americanos, que vive, talvez, um de seus piores momentos quando o assunto é money (Imagem Ilustrativa)
O Brasil é o mesmo? A reposta pode variar. Pergunto então, refazendo a questão: o Brasil, financeiramente, é o mesmo? Não. Desde a década de 80, quando este jornalista que vos escreve nasceu, até os dias atuais as condições econômicas do país viraram de ponta à cabeça. O país saiu da "base da pirâmide" para alçar voos ousados na ponta, despertando a cobiça – boa ou não – de investidores, executivos e empreendedores internacionais. O país do samba, hoje é o balneário dos negócios para o mundo. Um processo migratório às avessas é testemunhado hoje... Antes brasileiros corriam para os Estados Unidos, em busca de ganhar dinheiro, hoje, sobre a "égide" de uma nova crise financeira mundial, são os norte-americanos que buscam o Brasil, para não perder dinheiro.

Tem sido cada vez mais recorrente este novo molde de busca por um cantinho para investir e lucrar, em bases sólidas. A crise internacional de outrora, quando o então presidente Lula a chamou de "marolinha", não atingiu, de fato, o Brasil e isto fez o mundo, sobretudo as potências econômicas mundiais, arregalarem seus olhões para a terra da Seleção Canarinho.

O país é rota, hoje, não apenas para turistas, no carnaval ou no verão, mas é palco de estratégias planejadas de investimentos, vindas de grandes conglomerados empresariais ou de investidores particulares. A solidez da economia brasileira tem virado rota principal, sobretudo de norte-americanos, que vive, talvez, um de seus piores momentos quando o assunto é money. "Se o resto do mundo está afundando, este é um bom lugar para estar" – a frase de um banqueiro americano, Seth Zalkin, traz claramente este contexto à tona. O Brasil não está apenas na rota dos grandes acontecimentos esportivos – Copa do Mundo, Olimpíadas, etc – está na rota da transformação e dos holofotes mundiais.

É inegável. Se pudermos nomear um autor para este novo paradigma que o país vive, este alguém é, sem dúvidas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O metalúrgico que mostrou ao planeta que é possível, com um pouquinho de boa vontade política, fazer um país fragmentado virar um exemplo para as grandes potências econômicas mundiais.

Mesmo em meio a um novo foco de crise econômica mundial, que tem deixado a Economia do planeta com os nervos á flor da pele, o Brasil continua sólido. O novo governo, da presidenta Dilma Rousseff, sucessora de Lula, tem conseguido manter o país firme e, até então, inabalável pela crise. O fato é que muitos ainda ignoram este novo Brasil, e a maioria que não reconhece o feito de Lula e, agora, Dilma, estão espezinhando fustigados pela nova lógica mundial.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br