Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Ian Coelho, de 17 anos (Foto: Reprodução)
Ian Coelho, de 17 anos (Foto: Reprodução)

Ian Coelho, 17 anos, “premiou” Ricardo Salles, do Meio Ambiente, com o “Troféu Exterminador do Futuro” durante audiência na Câmara

Ian Coelho, de 17 anos, ganhou os noticiários nessa quarta-feira (09/10/2019) após entregar ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o “Troféu Exterminador do Futuro”. O “prêmio” inédito foi dado durante uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

A entrega foi um ato de protesto do jovem, que se tornou mais ativo em manifestações de combate às mudanças climáticas em 2019, ano em que o desmatamento na Amazônia aumentou em 92%, chegando a 6.404,8 quilômetros quadrados, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“A gente tem uma visão muito pessimista, porque os séculos de exploração, de produção, de industrialização acabaram com o nosso planeta, e a situação está caminhando para um ponto irreversível”, afirmou o estudante ao Metrópoles. O rapaz, que mora na Asa Norte e cursa o terceiro ano do ensino médio em um colégio particular da região, faz parte do grupo Jovens pelo Clima – Brasília.

Na mesma linha de raciocínio da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, o brasiliense aponta que não há tempo para jovens como ele chegarem ao poder para tomarem uma atitude. “Temos que utilizar das estruturas políticas que nos estão disponíveis para conseguir fazer mudanças”, afirma o rapaz, que, além de Greta, tem como inspiração o ex-seringueiro Chico Mendes, assassinado na Amazônia na década de 1980, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

O ato dessa quarta-feira demonstra a força que o estudante atribuiu ao protagonismo jovem. “Como a Greta diz, os adultos responsáveis pelo governo ficaram anos tratando a questão ambiental como crianças. Então, a gente vai ter que começar a exercer um papel de adulto, de mais responsabilidade dentro dessa questão.”

'Prêmio' entregue ao ministro (Foto: Túlio Gadêlha | Reprodução)
'Prêmio' entregue ao ministro (Foto: Túlio Gadêlha | Reprodução)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br