Galeria de fotos

Não perca!!

Nacional

No Plano por Adesão, os prazos de carência têm de ser cumpridos independentemente do número de participantes.
No Plano por Adesão, os prazos de carência têm de ser cumpridos independentemente do número de participantes.

Como ocorre a Carência nos Planos de Saúde? Entende-se carência como aquele período (prazo, tempo) em que se espera para ser atendido em um determinado Plano de Saúde e/ou procedimento.

Atenção! Todos os termos deverão constar no contrato assinado.

Conforme entendimento da Agência Nacional de Saúde Complementar – ANS, para os Planos de Saúde Individual ou Familiar (novo ou adaptado) que foram contratados a partir de 02/01/1999 ou adaptados à Lei, a operadora do Plano poderá exigir os seguintes prazos para que seja possível a respectiva utilização:

Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) – 24 horas após contratação;
Partos a termo (com previsão de início e fim), excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional – 300 dias após contratação;
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o Plano de Saúde, a pessoa já sabia possuir) – 24 meses após contratação;

 

Demais situações – 180 dias após contratação.
Fique Ligado! Para as doenças e lesões preexistentes, o consumidor tem Cobertura Parcial Temporária – CPT, até cumprir dois anos de ingresso no Plano. Portanto, durante esse período, ele não tem direito à cobertura para procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia – CTI e UTI – e cirurgias decorrentes dessas doenças.

Existe diferença de carência entre Plano Coletivo Empresarial ou por Adesão?

Planos Coletivos por Adesão (oferecidos por associações, sindicatos e outros tipos de pessoas jurídicas) e Coletivos Empresariais têm critérios diferenciados em relação a prazos de carência.

No Plano por Adesão, os prazos de carência têm de ser cumpridos independentemente do número de participantes.

Já nos contratos Coletivos Empresariais (entre a empresa e a operadora do Plano de Saúde), se o empregado beneficiário aderir ao Plano dentro de 30 dias do início do contrato ou no aniversário da contratação, não existirá carência.

Caso necessite de alguma orientação, entre em contato que a gente ESCLARECE DIREITO.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br