Galeria de fotos

Não perca!!

Nacional

No próximo Carnaval, a Bahia será cantada por duas escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro
No próximo Carnaval, a Bahia será cantada por duas escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro
No próximo Carnaval, a Bahia será cantada por duas escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. A Portela traz samba-enredo sobre as festas de rua de Salvador, como a Lavagem do Bonfim. E a Imperatriz Leopoldinense homenageia Jorge Amado, por ocasião do centenário do escritor baiano comemorado em agosto de 2012.

Um momento visto por agentes políticos e culturais do Estado como uma oportunidade de diálogos e também de visibilidade turística. “Retomar o tema da Bahia no desfile das escolas de samba vai ser, pelo menos, muito interessante. É o Rio relendo a Bahia e a Bahia ocupando um lugar de centralidade”, destaca o compositor e professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Costa Lima.

Sobre os temas escolhidos, o estudioso lembra ainda que a imagem da Bahia muitas vezes foi formada por criações cariocas, como a da cantora Carmen Miranda e a de personagens veiculadas em novelas. “Os meios de comunicação do Sudeste sempre tiveram tendência de tratar a gente de forma caricaturada. Ver esse jogo acontecer ao vivo é curioso”.

Apesar do histórico, Costa Lima destaca a importância do momento: “Mesmo que surjam polêmicas, é interessante o tema ser colocado, pois muitos atores vão poder falar. Manifestações como a do Senhor do Bonfim, por exemplo, a gente sabe não se consegue traduzir e entender só pela televisão, então vai ser bom ver como farão”.

Plástico visual

Em visita à Bahia na quarta-feira da semana passada, o diretor de Carnaval da Imperatriz Leopoldinense Wagner Tavares de Araújo comentou sobre a escolha: “O grande quesito de avaliação das escolas (de samba) é o conjunto que tem preponderância plástico visual. E os 100 anos de Jorge Amado é Carnaval puro: tem alegria, os movimentos, a música, a macumba”. Apesar da empolgação, o diretor reluta em revelar detalhes do desfile: “Posso dizer que a comissão de frente será especial e com apelo social”. Entre as revelações está também a presença de integrantes da família Amado – como a neta e a filha do escritor Cecília e Paloma Amado –, no último carro que representará o Pelourinho, e o tema do carro de abertura que será “O mar da Bahia”.

Imperatriz Leopoldinense - Trechos de “Jorge, Amado Jorge”

Olha o acarajé! quem vai querer?/ Temperado no axé e dendê/ Quem tem fé vai a pé... vai, sim / Abrir caminhos na Lavagem do Bonfim

No rio... o vento soprou / as letras em liberdade. /Joga a rede, pescador! O povo tem sede de felicidade. /A brisa a embalar /histórias que falam de amor. /Memórias sob o lume do luar. /O doce perfume da flor. /Ê Bahia! Ê Bahia /Dos santos, encantos, magia. /Kaô Kabesilê! Ora Iê Iê Oxum /Tem festa no Pelô. /Na ladeira, capoeira mata um, Sou imperatriz! Sou emoção /Meu coração quer festejar /Ao mestre escritor, um canto de amor /Jorge Amado, Saravá!

Portela - Trecho de pequena Prece ao S. do Bonfim

Por muitas vezes cantei a Bahia, agora chegou a hora de mostrá-la.“… essa Bahia gostosa/Cheia de encanto e feitiço/ Que deixa a gente dengosa/E a gente nem dá por isso”/Bahia que tem o dom de encantar/Terra em que o branco e o negro, o sagrado e o profano, o afro e o barroco se misturam e se tornam uma coisa só. No mar da Bahia, tudo e todos se misturam.

Bahia de vários corações… sagrados corações/Terra de cores, cheiros e temperos/Terra de festas e de fé, de santos e orixás/Terra de samba/Terra de amor e devoção/A Bahia é festa o ano todo e o povo vai pra rua manifestar a sua fé.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br