Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Internacional

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney superou o conservador Rick Santorum nas primárias republicanas desta "Superterça" nos Estados Unidos, projeta a imprensa norte-americana nesta quarta-feira (7).

Com a vitória dada como certa no estado do Alasca, segundo a rede de TV "CNN" e o jornal "The New York Times", Romney venceu as prévias em seis dos dez estados em jogo nesta terça, o que o leva a ser o nome mais forte a ganhar a corrida em seu partido e enfrentar o rival Barack Obama, já definido pelo Partido Democrata como candidato à reeleição.

Como era esperado, a Superterça não foi suficiente para definir o candidato republicano contra Obama.

A disputada mais esperada - e acirrada - ocorreu em Ohio, estado onde Romney obteve a quinta e mais importante vitória nas primárias da Superterça. A prévia foi consolidada com apenas 12 mil votos de diferença, após 99% de apuração.

Ohio contribui com 66 dos mais de 400 delegados em disputa nesta Superterça, que aponta quase 40% do total necessário para garantir a indicação do partido republicano, que é de 1.144 delegados nacionalmente. Romney obteve no estado 38% dos votos, contra 37% de Santorum.

Considerado um estado-chave, Ohio é um reduto político que não pertence a ninguém, historicamente um estado de indecisos ou "swing state", que em cada eleição muda de cor política. Geralmente, quem vence em Ohio conquista a indicação.

Favorito até agora à nomeação como candidato do Partido Republicano, Romney  também venceu as primárias de Idaho, Massachusetts, Virgínia e Vermont.

Na eleição da Virgínia, na qual enfrentava apenas Ron Paul, Romney obteve 60% dos votos, contra 40% do rival.

Romney também ganhou em Vermont, onde recebeu 40% dos votos, contra 25% de Ron Paul e 24% de Rick Santorum, e venceu de goleada em Massachussetts, seu estado natal, com 72% dos votos, contra 12% para Santorum.

Superterça
A Superterça é a data mais importante após três meses de primárias republicanas nos EUA.

Os 10 estados nos quais os republicanos votaram foram Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia.

No total, estavam em jogo 437 delegados, dos 1.144 necessários para um pré-candidato garantir a indicação do partido.

Alasca, Idaho e Dakota do Norte realizaram prévias em formato de "caucus", enquanto o resto dos estados tiveram primárias com eleições por voto secreto. As informações são do G1.

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br