Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Internacional

Em meio às suspeitas da comunidade internacional sobre seu programa nuclear, o governo do Irã anunciou hoje (5) que enviará satélites geoestacionários que orbitarão em torno da Terra. O diretor do Programa Aeroespacial do Irã, Mehdi Farahi, disse que a ideia é enviar satélites com o poder de alcance de 1.000 quilômetros (620 milhas). O envio dos satélites está dentro do plano aeroespacial até 2015.

Em junho de 2011, o Irã lançou um satélite de observação. O objetivo era fazer imagens da Terra e transmiti-las com as informações para as estações terrestres. Em 20 de junho do ano passado, o presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país obteve a tecnologia para desenvolver satélites. Segundo ele, o governo pretende em breve lançar satélites de alcance ainda maior – que atinjam altitude de cerca de 35 mil quilômetros.

De acordo com  Farahi, o governo iraniano lançou seu primeiro satélite, Omid (cujo significado em português é Esperança), em 2009. Em 2019, o governo iraniano pretende lançar a primeira missão tripulada ao espaço. Pelos dados oficiais, o Irã é um dos 24 membros fundadores da Comissão das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior, que foi criada em 1959.

O lançamento de satélites ocorre no momento em que o Irã sofre severas sanções de parte da comunidade internacional devido ao programa nuclear desenvolvido no país. Para a comunidade internacional, o programa esconde a produção de armas atômicas. Mas Ahmadinejad e as demais autoridades do Irã negam as suspeitas. As informações são da Agência Brasil.

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br