Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante primeira reunião ministerial de 2025, realizada na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília (Foto: Divulgação)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta segunda-feira (20), a urgência de tornar os alimentos mais acessíveis à população brasileira. Durante a primeira reunião ministerial de 2025, realizada na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília, Lula enfatizou que é dever do governo garantir que os alimentos cheguem à mesa do povo em condições compatíveis com a renda dos trabalhadores.
"Os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todo ministro sabe disso. É nossa tarefa garantir que o alimento chegue à mesa do povo brasileiro, da dona de casa, em condições compatíveis com o salário que ele ganha", afirmou o presidente em seu discurso de abertura. Ele ressaltou que o governo deve priorizar a reconstrução, a união e a redução do custo dos alimentos, alinhando essas metas ao slogan de seu mandato: "União e Reconstrução".
A alta nos preços dos alimentos foi tema central da reunião, que durou mais de sete horas. Lula pediu soluções concretas para o problema, reforçando que não se trata de tabelar preços, mas de criar condições que aliviem o impacto da inflação nos alimentos. Segundo o presidente, essa é uma das prioridades para o novo ano, marcado como um período de "colheita" das políticas públicas implementadas em seu governo desde 2023.
Além das críticas à alta nos preços, Lula cobrou que sua equipe esteja mais próxima da população, participando de atos públicos, eventos e inaugurações. “Mais rua e menos Palácio” foi o apelo do presidente aos ministros, indicando que é necessário reforçar a presença federal no cotidiano dos brasileiros para dar maior visibilidade às ações do governo.
Outro ponto de destaque foi o combate à desinformação. O novo chefe da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, alertou para a importância de antecipar o diálogo entre governo e população, para evitar crises como a gerada pelas fake news divulgadas após a recente medida da Receita Federal sobre o Pix, que desencadeou uma onda de desinformação e descontentamento popular.
Lula também reforçou o compromisso com a democracia e com a manutenção das conquistas alcançadas em seu governo. Ele pediu cuidado redobrado aos ministros na formulação de políticas e orientou que nenhum ato que possa gerar conflitos seja implementado sem o aval da Presidência.
Ao final, o presidente destacou a importância de entregar resultados à população. "Não podemos falhar e não temos o direito de falhar", concluiu.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|