Galeria de Fotos

Não perca!!

Antonio Franco Nogueira

'(...)Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato'. (  Atos 2:32) - Ilustração Google'(...)Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato'. ( Atos 2:32) - Ilustração Google

Não há pesquisa que você faça que você encontre fácil, e nem difícil, o montante, que já deve ser absurdamente grande, de dinheiro que já se investiu na arqueologia bíblica até o dia de hoje – tudo para ativar e ou acender a crença, desde a dos próprios arqueólogos, à dos que se enquadram no aforismo do “Tomé”, os da turma do “só acredito vendo”. Eu passei horas pesquisando sobre esses valores depois de assistir a um vídeo que mostrava uma cidade, a Jerusalém antiga, embaixo da cidade da Jerusalém atual, em Israel, que fora descoberta numa escavação relativamente recente e que mostra, desde uma famosa fonte usada para purificação dos peregrinos judeus que pretendiam entrar no Templo dos tempos bíblicos, o tanque de Siloé, conforme versa João 9, construído pelo rei Ezequias, à até uma, eu disse uma, moedinha, com inscrições bíblicas que, traduzida, significa “para liberdade de Sião”, ou de Jerusalém, o que dá no mesmo, ali exibida numa redoma de vidro no exato lugar onde fora encontrada, mas não encontrei absolutamente nada que fale do tanto de dinheiro já investido, a além dum museu de arqueologia bíblica, em São Paulo, da igreja Adventista – aliás, o único da América Latina, que teve um investimento de R$ 11 milhões apenas para exibir os achados. Mas nada que fale dos, no mínimo, trilhões de dólares que a arqueologia que tanto tem se esforçado para provar o que a Bíblia diz sobre Deus e nós já investiu até aqui. Apesar disso nada no vídeo me chamou tanta atenção quanto a MEGA estrutura, somado à grandiosa escavação, que eles usaram para escorar a cidade de cima, tudo em vigas de aço. Daí pensei: isso que eu estou vendo tem um valor. Mas não, eu não estava pensando no valor investido na escavação e nas escoras. Eu pensava no esforço que tanta gente tem feito para provar que Deus existe, quando para alguns Ele tem se revelado de forma extraordinária sem que a pessoa tenha que investir nem uma moeda dum centavo, e o sujeito agraciado via de regra nenhum valor tem dado a isso. Daí a pergunta: por que será que Ele me inquietou, e me inspira a escrever sobre esse assunto? Seria por que Ele está orgulhoso de nós, ou desapontado com o que temos feito com o que Ele tem nos revelado, tanto pelas Escrituras quanto pelos sonhos que tem nos dado nos mostrando o profundo, o oculto e o escondido sem que, diferente do que Ele faz com os arqueólogos, nenhum esforço tenhamos que fazer? Sem medo de errar, garanto que vale a segunda opção.

Sim, aqui pensando que Ele é Quem dá os dons aos homens (seja que tipo de profissional seja você, saiba que vem d’Ele o dom e a inclinação que você tem para fazer o que você faz), certamente que pensando nos Tomés da vida O Criador Altíssimo tem usado os arqueólogos para trazer as evidencias que satisfaça, a quem satisfizer, os que para crer precisam ver (Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29). E tudo com o fim de que ninguém se atreva a dizer diante d’Ele no Grande Dia, que não sabia de nada e que d’Ele nunca tinha ouvido falar. É, assim como nos tribunais de Baixo, que apuram e apuram e se abastecem de provas e mais provas e somente depois chamam o réu para o plenário do julgamento com o fim de não lhe dar qualquer chance de negar o crime cometido mesmo diante de tantas leis dizendo que isso e aquilo era errado fazer, também Ele, o Juiz do Tribunal de Cima, se cerca de todas as possibilidades sobre as chances oferecidas e anota cada oportunidade recusada por quem não quis ouvir sobre que o dia do Juízo chegará e que todos os que tiverem cometido o crime de rejeitar (sim, é crime e crime contra si mesmo rejeitar) a promessa de salvação que Ele por via de Seus pregadores havia lhes feito, seriam julgados por isso. Mas além da arqueologia, há inúmeras outras maneiras de o indivíduo apurar que nada nessa vida é por acaso e há sim Alguém responsável por tudo o que é e não é possível de se ver com os olhos; e que, quem não acredita na pregação e também não, pelo menos não completamente, na Bíblia, que creia nos sonhos possíveis de serem interpretados - haja visto o fascinante que é ver um emaranhado de coisas, num cenário igualmente improvável que se trate dalguma coisa racional, como acontece nos sonhos, quando aquilo tudo for estirado diante dos nossos olhos de forma a trazer à tona todo o sentido que estava escondido naquela tamanha confusão de acontecimentos que vimos enquanto sonhávamos (sugerindo meditar em Jó 33; 14 a seguir); mas os que não creem em nenhuma dessas coisas e querem ver para crer, que creiam na harmonia de tudo o que está criado pensando que não é obra de nenhum acaso pelo menos a perfeição de tudo o que você pode avistar de cima e de baixo. Como dica, a força, a influência, a interferência e o sobrenatural que envolve o sol e a lua, assim como a harmonia perfeita que traz a máquina chamada humana, são algumas das razões indispensáveis para uma boa reflexão.

(...)E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinqüenta dias minguaram.

E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate. (Gênesis 8:3,4)

Matéria recente, uma delas do portal Terra, traz a informação, com fotos e vídeos do suposto lugar onde teria sido encontrada, de que a Arca do Dilúvio, digo os restos do que teria sobrado dela, teria sido localizada na Turquia, mais precisamente no monte Ararate, mesmo lugar apontado pela Bíblia como sendo onde a Arca “repousou”. Mas vamos de conjectura: suponhamos que você já leu ou ouviu sobre um cara chamado Noé e sobre um certo Dilúvio (Gênesis 6 à 8) que milhares de anos atrás cobriu a terra de modo que, para não haver a mínima chance de haver sequer um sobrevivente fora da Arca reservada aos que deveriam se salvar, até metros acima do mais alto dos montes subiu e matou todo mundo que não acreditou na sua pregação de que, por causa da perversidade e da crueldade humana o Dilúvio viria; e você acredite, ou no mínimo já tenha andado tentando entender como aquilo aconteceu, assim como no terrível que deve ter sido para quem não se salvou, sem se esquecer de que, quem morreu somente morreu por que não acreditou e até zombou de Noé por achar impossível que fosse haver tanta água para tanto uma vez que nem chover chovia naquela época (se lembre que o nosso combinado é que você ou acredita ou ao menos se pergunta como aquele evento teria acontecido), lendo Gênesis 8 e vendo que somente depois de meses, devido ao tanto de água que foi, é que as aguas que havia coberto toda a terra começaram a minguar até que a terra se viu seca como antes, eu não sei você, mas eu mesmo acreditando sempre me perguntava para onde teria ido tanta água se a Terra sempre está acima do nível do mar. E, preciso reconhecer, um nó é o mínimo que pode ocorrer na cabeça de qualquer um que tente entender qualquer dos mistérios de Deus, e tudo que envolve esse evento então, como eu até um tempo atrás buscava uma lógica humana que o explicasse. E aí é sim razoável que não poucas dúvidas nos ocorram mesmo.

Até que vejo confirmado por cientistas da geologia oceânica o que a ciência já aventava desde 2010, pelo menos foi a primeira vez que vi se falar no assunto (sugiro pesquisar), que haviam encontrado água no Manto da Terra, muito abaixo do oceano, com três vezes mais água que todos os oceanos juntos. O que para mim explica o “vapor” que a Bíblia registra que “subia da terra” e era como a Terra era irrigada antes que houvesse chuva, e chuva que, por ainda inexistente que ela era, pode ter sido a “pedra” onde todos que morreram no Diluvio deve ter “tropeçado”; decerto que achando que fosse loucura de Noé; isto, é importante lembrar, pela conta sempre mal feita dos que tentam encontrar lógica para que O Deus Criador faça seja o que for que Ele decida fazer. Falar no mar de dinheiro que esses caras, digo a Ciência de toda ordem, já investiram procurando provar ou desmentir a existência de Deus, não mexe com as minhas tripas como mexe com as minhas entranhas a provocação de que, enquanto eles sobem alto ou mergulham fundo nas suas perguntas, Quem à Tudo criou tem vindo no nosso quarto ou, por que não, no nosso quintal, sem que invistamos um níquel sequer a além de Fé, e nos revelado o oculto, o profundo e o escondido. Mas, sobre a descoberta da água que explica o Diluvio, eu não seria honesto se não admitisse que meu coração muito se alegrou quando li. Porém, impagável seria ver a cara dos que negam o poder de Deus, quando esse assunto enfim ocupar as manchetes da imprensa mundial, e ao fundo essa escrita com uma conclusão de autoria dum cientista, Robert Jastrow (1925/2008), um dos maiores astrônomos americanos que já existiu: "Para o cientista que viveu por sua fé no poder da razão, a história termina como um sonho ruim. Ele escalou as montanhas da ignorância, e está prestes a conquistar o pico mais alto; quando ele se aproxima da rocha final, é recebido por um bando de teólogos que estão sentados ali há séculos". Seria impagável assistir a isso.

(...)Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. (Gênesis 2:6).

Mas como há ainda muito a ser descoberto, e a Arca ainda deve vir a ser objeto de não pouca especulação até que venham a trazer elementos palpáveis à  quem precisa ver para crer, e a vida da gente nessa vida é de efêmera a passageira, como “um vapor”, (...)Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. (Tiago 4:14), nada melhor para nos ocuparmos do que com o refletir no tamanho do valor e da confiança d’Àquele que tem escondido da Ciência os Seus mistérios, mas a nós os revelado sem qualquer cerimônia, mesmo o tão pequeno que somos. E não deve haver nada melhor a fazermos mesmo do que gritarmos ao mundo o que Ele fez por todos os que à Ele queiram receber e aos quais Ele está ávido por Se revelar enquanto um lava uma janela e outro areia uma panela, se é que você me entende.

Mas O Autor da Vida tem falado também por formas estrondosas para dar mostras de por onde Ele tem trabalhado, também para ver se desperta um monte de gente que não Lhe tem crido, aqui aventando a passagem que conta do profeta Jonas (1; 17). Aliás, sobre esse evento, aqui lembrando que nesse mundão de meu Deus não é nada pequena a turma “do ver para crer”, é curioso que nem a Ciência nem a Imprensa tradicional falam dum fato extraordinário ocorrido no século passado, onde, em 1891, James Bartley, um marinheiro que trabalhava num navio baleeiro, teria vivido uma experiência considerada impossível, semelhante a vivida pelo profeta. Ele teria sido engolido por uma baleia cachalote e sobrevivido 15 horas na barriga do peixe para contar a história. Ele teria sido retirado desacordado do estômago do animal, depois que seus companheiros, sem saber que ele havia sido engolido, mataram a baleia e a abriram para retirar sua banha (depois pesquise a respeito, não espere pela Imprensa tradicional que eles nada irão te falar sobre nenhum James Bartley).

Ela, a Imprensa dos que tem tentado esconder Deus, nem a Ciência que O tenta desmentir nada farão para “confirmá-Lo”, mas Robert Jastrow, que podemos considerar um rebelde do meio científico nessa questão, sugeriu que no final será como um sonho ruim para o cientista que toda vida investiu tempo, estudo e não pouco dinheiro, para admitir que Deus existe somente se ele pudesse dalguma forma e meios provar; ou não existe por se tratar O Criador de pura utopia”, quando enfim ele se deparar com um bando de crente – para ele, e credito que não somente do ponto de vista científico, todos ignorantes, lhe estendendo a mão para que ele, com um metro de língua de fora, conseguisse pisar no topo, onde já estavam todos sentados há séculos, mas eu, Antônio Franco Nogueira, quero fechar essa mensagem te contando não um sonho ruim, mas um sonho para lá de muito bom, que espero que te faça repensar sobre que nem tudo, senão nada, do que acontece com você e com seus pensamentos são casualidades e somente à você está reservado, e que disso mais ninguém sabe além de você já que a ninguém você falou no que esteve pensando, para evitar que você acabe por meter o pé na jaca tal e qual intentou na sua mente que faria.

Mas antes, uma pequena pausa:

(...)Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?, pergunta o Senhor. Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?, pergunta o Senhor. (Jeremias 23:24)

(...)Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. (Provérbios 15:3).

Sigamos:

Acordado de madrugada, e contando carneirinho na tentativa de voltar a dormir sem conseguir, eis que me vem à mente uma prima minha, moradora dum distrito de Maragogipe, ela muito pobre, com quem eu perdi o contato há muito tempo. Daí decidi procura-la e mandar algum dinheiro para ela. E então durmo. E passei a sonhar que uma outra prima, irmã dela (essa que, já com quase 67 anos, trabalha há muitos anos como empregada doméstica na casa da mesma família em Salvador), estava na minha casa, à quem eu dizia que um dinheiro que eu ia dar à sua irmã, que se chama Vilma Dias (e guarde esse nome), eu lhe daria já que ela estava ali comigo. E ela, que se chama Linda Dias, então me dá um abraço como que me agradecendo. Acordando, entendi que essa prima do sonho estaria em pior situação do que a irmã. Encontrado o seu WhatsApp, lhe mandei um áudio lhe contando que havia sonhado com ela em minha casa, sem falar nada do dinheiro. Então ela me retorna num áudio em prantos, onde me dizia: “Me ajude, pelo amor de Deus; meu filho está internado, eu estou com problema de saúde (suspeita de câncer de mama), e estou passando uma dificuldade danada; eu estou cansada, me ajude a me aposentar, me ajude em oração”. Era eu ouvindo o áudio, as lágrimas caindo e minha alma glorificando à Deus por tê-Lo em minha vida e por ter d’Ele para os que O amam, a revelação sobrenatural do que é oculto, profundo e escondido, que Ciência nenhuma jamais será capaz de constatar por mais dinheiro que gaste se Ele de Si mesmo não quiser se revelar. E se você, avaliando a profundidade disso estiver refletindo o quão grande é o amor desse Deus pelos Seus pequeninos, prepare o coração para o que virá agora: ao lhe pedir o PIX, e ouvir que era o número de seu telefone, e achando eu que já o havia memorizado, ao abrir o aplicativo do banco e digitar o número do telefone que eu tinha na mente e conferir, como é de praxe, se o nome daquele titular coincidia com o nome da pessoa que seria beneficiada, eis que lá estava escrito quase um nome homônimo da minha prima em quem eu estava pensando quando tentava dormir, Vilma Souza Dias. Isso mesmo: Vilma Souza Dias. O nome dela é Vilma Dias. Então a inevitável conclusão: “Abençoe também a esta!”. Era como se O Próprio Deus Altíssimo estivesse ali ao meu lado, falando ao meu ouvido que Ele quer abençoar as duas, porém como prioridade, primeiro a serva d’Ele que me apareceu no sonho. E assim foi feito: PIX para uma e para a outra. E, detalhe, e atenção para o que vai soar como a uma bofetada na cara do 'crente' que couber: a prima de Salvador, a Linda Dias, é evangélica, enquanto que a prima do interior, a que Ele disse que também a abençoasse, é da Umbanda. Mas eu me enganei ao pensar que o negócio se referia à apenas umas poucas centenas de reais para uma e para a outra, e também havia me enganado ao pensar que, ao abrir minha Bíblia exatamente no capítulo 2 de Habacuque, onde logo no segundo versículo está escrito “Escreve a visão”, que aquilo fosse uma ordem apenas para que eu te contasse o que você já leu até aqui desse episódio e só; então resolvo ligar para outra das minhas parentes que mora na região de lá, para contar do que havia ocorrido, de como O Espírito Santo me mostrou o que eu acabei de te contar. E ao perguntar quem mais da família é do Candomblé, e ouvir que, fora ela, quase todos são admiradores da Umbanda, então, me trazido pelo Espírito Santo a lembrança duma certa passagem, a mando apanhar uma Bíblia e ler um certo profeta, onde diz que não será nada bom para quem, em detrimento da adoração ao Deus invisível, optar por adorar a ídolos de pau e de pedra, que nada pode fazer por quem os adora. Mas, olha, nem quando eu lia com ela o profeta que eu lhe mandei ler eu me dei conta de que o profeta era o mesmo que eu abri ao acordar, Habacuque 2, onde está escrito que é para escrever a visão (isso na batida e mão, numa Bíblia de quase 500 páginas). Ela leu, e depois de refletir na palavra Ai (ai dos que), fez uma pausa para mim, que muito me disse que ela percebeu a gravidade da mensagem ali escrita. E concluiu que precisa avisar ao pessoal – pelo menos os que queiram lhe ouvir.

E ei-la:

(...)De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

Ai daquele que diz à madeira: "Desperte! Ou à pedra sem vida: Acorde! " Poderá isso dar orientação? Está coberta de ouro e prata, mas não respira. (Habacuque 2:18,19).

Porém, respire fundo ainda. Que, como a conversa aqui é sobre que O Criador ama fazer curvas para nos dizer o que Ele tem no coração, não pode haver outra conclusão, que não a de que, para Deus, todos somos dignos de sermos ajudados, seja o indivíduo já adorador d’Ele, ou adorador de deuses pagãos, e mesmo que precisemos investir também dinheiro para que uma via seja aberta por onde a Mensagem cegará a quem tiver que chegar. Mas tudo como subterfúgio que Ele usa para socorrer a quem à Ele esteja clamando por socorro, bastando que haja alguém disposto à escutá-Lo e esteja sensível ao Seu falar até depois que estivermos na estrada, marchando para cumprimento da missão que nos foi entregue, como me ocorreu, graças a Ele, desde a hora do sonho ao momento que escrevo este texto. Sim, era tudo para que não somente as duas pessoas principais envolvidas na situação recebessem d’Ele a benção, e perceba, no caso da que me aparece no sonho e, quem sabe, você também, que Ele não está alheio ao seu sofrimento, nem ao cansaço em que ela disse que se encontra, como você verá já, já; mas também para te falar, enquanto nos diz sobre o erro que comente todo aquele que, por fazer acepção de pessoas não lhes pregam a Sua Palavra, que fiquemos ATENTOS, para quem crê, ao Seu falar que Ele quer fazer de nós Seu instrumento.

Ato continuo, depois de feito o que te disse que fiz, agora com o pedido de socorro na mente e do cansaço em que a serva de Deus disse que estava vivendo, e entendendo que o que está no coração d’Ele é bem mais do que aquele dinheiro, o contato com a profissional que cuidará de aposentá-la junto ao órgão competente foi imediatamente feito e, pelo desenho que vi em tudo que você está acompanhando, nenhuma dúvida resiste em mim, de que a sua aposentadoria será uma questão tempo. Aliás, de muito pouco tempo. Pois, além do resgate, e principalmente por isso, não pouco incomodado que Ele é com a idolatria maligna (quem tem ouvidos ouça), dos que estão adorando ao Pau e à Pedra, que nada podem fazer pelos que os adoram, era também disso que Jesus estava falando por vendo que Ele está o cansaço da serva d’Ele, Lhe clamando por ajuda.

Contudo, é importante lembrar que, quando Ele, O Salvador, antes de sangrar na cruz e derramar no chão o Seu sangue, e chão que se refere a nós, o Pó pecador – por isso o crime contra si mesmo que comete quem rejeita pelo sangue d’Ele ser salvo da Ira vindoura, a Via por onde Ele passou carregando aquela cruz não se chama até o dia de hoje, Via da Alegria mas Via Dolorosa (isso, desse nome, é uma profecia para o que também padeceríamos). E se Ele nos diz em Efésios 5, que enquanto Ele é a Cabeça nós somos o Corpo, e que não é Via chamada Dolorosa por onde Cabeça e Corpo tiveram que passar, por qualquer acaso, mas para nos lembrar que antes da crucificação não foi no pé que Ele levou as chicotadas mas no Corpo, pegou? E sacou também, que depois de tanto sofrer, d’Ele não ressuscitou somente a Cabeça, mas também o Corpo? Muito bom que você tenha sacado. Então, doente, ou sadio, cansado, ou aposentado tarde ou não, trabalhando ou desempregado/a, sorrindo ou chorando, desde que não adorando à quem não pode te ajudar, já entendeu que, uma vez estando n’Ele, fazendo parte do Seu Corpo a Vitória é certa mesmo que crendo que Ele É pelas Escrituras, pelos Sonhos, pela Ciência, ou mesmo por que tua avó te contou? Muito bom.

Com sua permissão, uma pausazinha final:

(...)Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20: 3, 4).

Aqui abraçando à toda a Ciência, muito especialmente à arqueologia bíblica, assim como a todo àquele que por todos os meios tem se esforçado para convencer aos que precisam ver para crer, visto que, por causa dessa turma não há como negar o valor das descobertas/achados da arqueologia cristã; mas também, se você me permite, não se discute o privilégio de quem tem recebido de Quem inventou tudo isso, sonhos proféticos e reveladores para benefício de a quem Ele queira beneficiar, sem que se tenha que fazer nada mais além de crer, como você pôde perceber. E como eu espero que você tenha percebido, que também não era a quem tem esperado os resultados arqueológicos para somente então acreditarem que as Escrituras tem falado a verdade que O Espírito Santo me trouxe a mensagem de hoje, mas para falar principalmente do perigo, do tanto que vai doer, por isso Ai, que está sobre quem tanto tem depositado sua fé “no santo” errado – seja qual for o “bezerro de ouro” que se esteja adorando. E por isso, somado ao sobrenatural com que me foi trazido a situação das irmãs Linda e Vilma, ao amanhecer Ele abriu para mim a Bíblia exatamente no capítulo 2 do profeta Habacuque. Se ligue.

Até aqui, esse que te escreve. No mais, para os que optam por Ele:

(...)Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:1-16).

Jesus é bom!

Antônio Franco Nogueira – à serviço do Reino eterno

AQUI, mais textos do autor

'(...)Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.' (1 Coríntios 6:14) - Na imagem, Antônio Franco Nogueira. Foto: Mônica Franco'(...)Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.' (1 Coríntios 6:14) - Na imagem, Antônio Franco Nogueira. Foto: Mônica Franco

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br