Galeria de Fotos

Não perca!!

Antonio Franco Nogueira

(...)Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti. (Efésios 5:14). Ilustração Google(...)Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti. (Efésios 5:14). Ilustração Google

A gente vai já falar dessa história do ‘Ferro e o Papelão, mas antes de seguirmos é preciso que você tome conhecimento, ou busque se lembrar, se crente ou se já conhece as Escrituras, de que (...)‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião; se bem que não deixa o pecado sem punição. (Números 14:18). No mais, hoje estamos aqui, eu daqui e você daí, para nos regozijarmos juntos nos mistérios de Deus revelados à esse pobre homem que te escreve, para que eu reparta com você, desta vez, entretanto, trazendo um estremo que decerto incomodará a alguns, espero que poucos, que porém extravasará em alegria o coração de outros – esperando eu que nesse caso seja o de muitos. Aliás, aqui pensando na possibilidade de você ainda não ter chegado a esse conhecimento, falando em mistério, só para dar uma descontraída para a leitura que se seguirá, ainda que não haja nada de engraçado e se trate duma questão que fora elaborada com extraordinária inteligência, toda vida defini o olhar para um homem nu que, como acontece muito em banheiros coletivos, de costas, acabara de se curvar para a frente como quem apanha algo no chão sem dobrar os joelhos, como o de quem estava tendo “uma visão do inferno”, de tão feia que é a cena daquelas bolas horrorosamente dependuradas e, para mim, até ali, sem qualquer propósito. Mas ao saber que isso é assim, por que os espermatozoides não sobreviveriam à temperatura do organismo interno (37ºC) se estivessem na parte de dentro do corpo e logo não haveria procriação, então, esboçando um sorriso de canto de boca pensando na sabedoria a todo tempo cada vez mais surpreendente do nosso Criador, não tive outra opção que não a de concluir que nós, o gênero humano, não passa dum monte de tolos que, quanto à sabedoria divina, ainda não sabe de nada e não nos cansamos de nos pegarmos de boca aberta a todo instante diante da Sua perfeita criação. Como talvez você esteja nesse exato momento, de boca aberta. Aliás, que bom seria se a turma ocupasse tempo para perceber Deus em tudo ao seu redor, a começar pela mensagem que Sua principal criação, o ser humano, traz em seu corpo, em seu organismo, que reporta diretamente ao Evangelho da salvação desde a nossa concepção e que um monte de gente jamais atentou ou havia atentado - eu juntamente antes de aceitar fazer parte dos prometidos para salvação. Até assumo contigo o compromisso de hora dessas te trazer um texto mostrando quanta maravilha está escrito no nosso organismo, entre ele os nossos pulmões e a posição em que fora colocado em nós, que é de cair o queixo e o orgulho.

Sobre isso, de salvação, alguém até elaborou uma analogia que, diante da eficácia para o objetivo com que fora criada, depois de exposta e diante das respostas de quem a escuta e da cara que fazem ao ouvirem seu desfecho, é de deixar desconcertado qualquer sujeito que seja dotado dum mínimo raciocínio lógico ou conte com dois neurônios que seja, dos 86 bilhões que carregamos no cérebro, que é, aqui com uma pequena adaptação minha, responder à pergunta sobre o que se faria ao acordar pela manhã, se alguém, quem sabe você mesmo que me lê, na noite anterior ganhasse 100 milhões de reais. E, claro que projetos é o que não faltaria, e diante da possibilidade do prêmio, a euforia no ambiente atingia fácil 140 decibéis (Concerto de música rock atinge 110), tamanha a alegria dos candidatos a milionários. Mas então vem a broxada: okay, mas a condição é que, para o indivíduo receber na conta a bolada, ele teria que concordar em não acordar no dia seguinte – aliás, não acordar nunca mais. Daí tudo perdia o sentido: como, se com o dinheiro já na conta, o ‘dono’ não existisse mais para usá-lo, qual a graça disso? E então se cai a ficha que o acordar vale mais que qualquer dinheiro. E muitíssimo pouca gente tem dado valor a isso, mas acorda e mete o pé na vida “numa boa” – ele/a pensa, mas duro é se lembrar e muito menos agradecer a Quem tem lhe dado o fôlego. Até cabe trazer uma situação, dum cara a quem eu, na época e bem no meio da pandemia, vendi um caminhão que lhe somava já 21 caminhões, e que, ao ligar para tratar dum certo documento, ouvi do seu irmão mais novo, até então seu funcionário e agora dono de tudo, que o sujeito havia morrido de Covid-19. Uns 15 dias antes o cara estava no meu escritório com todo vigor e robustez dum homem de 45 anos, a quem, graças a Deus, não perdi a oportunidade de pregar o Evangelho lhe lembrando que há a promessa duma riqueza imperecível e uma vida sem fim, feita por Um que não falha no que promete – ainda que ele não me tivesse dado atenção. O que porém eu não sei, mas que não seria difícil de deduzir qual seria sua resposta se fosse feito àquele homem a proposta da troca dos seus 21 caminhões pela garantia de ele acordar no dia seguinte ao que se daria a sua morte dali a alguns pouco dias. “Que nada. Eu ainda tenho pelo menos mais 45 anos pela frente; deixa meus caminhões quietos”, talvez dissesse. E o que eu também não sei, é como ele acordará do sono da morte, se para bem ou para mal; mas dúvidas eu não tenho é de que ele acordará – e acordará diante do Juiz e Rei, que diz que d’Ele é a prata, e d’Ele também é o ouro, conforme versa o profeta Ageu, no capitulo 2 e verso 8, de quem, pela minha pregação, Ele tentou fazer Seu herdeiro; Mas aí já será tarde demais. O que, espero, não aconteça com você.

(...)E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Daniel 12:2,3).

Quer ver outra coisa, ainda sobre o projeto da salvação, sobre que em tudo há mensagens alegóricas e significantes de Deus para nós? Tendo você já assistido o filme da Crucificação de Jesus; lido a esse respeito nas Escrituras, ou ouvido alguma pregação ou ao menos escutado alguém contar, é natural que você saiba que, por escolha do Seu próprio povo, Jesus morreu no lugar dum cara chamado Barrabás (...)Ele era obrigado a soltar-lhes um preso durante a festa". A uma só voz eles gritaram: "Acaba com ele! Solta-nos Barrabás!", (Lucas 23:17,18), mas você sabia que o significado do nome Barrabás (do aramaico: Bar Abbas) é “filho do pai”? E sabia também que isso, do significado desse nome, não é à toa, mas indica que Ele morreu, e ao terceiro dia ressuscitou, por você e por mim, a quem Ele quer tomar por filhos e fazer-nos Seus herdeiros, e que toda a situação, escondida no nome daquele criminoso trocado por Ele, trata duma metáfora que se traduz da exata forma que estou te contando? Pois creia.

Bem, eu não sei se se trata você duma pessoa com sua sexualidade mal resolvida; duma prostituta, ou pretendente a se prostituir (aqui lançando mão do trecho que se seguirá, publicado já há alguns anos, no texto “Estou feliz da vida! Será?”); se trata-se você dum/a drogado/a, dum/a bêbado/a ou, desiludido/a com a vida, um/a pretendente a embriagar-se - ou a drogar-se; dum/a mentiroso/a, seja comum ou contumaz; dum/a bandido/a; ou dum/a fora-da-lei qualquer; duma adúltero/a, dum/a parasita humano. Também não sei se é você um/a rico/a, ou pobre, um branco, ou negro, um gordo, ou magro, um feliz, ou um/a depressivo/a onde quer que se enquadre por sua condição social ou religiosa. Pode ser que seja você, quem sabe, até um rico com crise existencial, ou um/a pobre descontente com sua categoria econômica ou simplesmente um/a desiludido/a gratuito/a. Ou, pior ainda, quem sabe seja você uma pessoa que carrega sobre os ombros a infelicidade de trazer sobre ti o dissabor de ter literalmente experimentado todos esses adjetivos ao longo da sua vida ou se, ainda, vá saber, sua pessoa estiver vivendo sob o peso de muitos deles e pensando em como “acabar com isso duma vez por todas”, só lhe faltando coragem. Mas fato é que, sobre Jesus, que nos deixou suas Escrituras e criou a vida cheia de símbolos – na natureza o tanto de amostra é esplendoroso, como eu disse, a começar pelo nosso corpo, para que meditemos e então O percebamos, com a perfeição da Sua inteligência, e inteligência que a todo momento Ele nos empresta, conforme já se houve dito, sobre alguém que teve uma Ideia e pensa que por isso ele seja “o tal”, que “criar é o mesmo que copiar o Criador”, quando (...)os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Marcos 2:16,17), o que eu sei é que, depois de já guardadas a palavras do Salvador, que você acaba de ler aí acima, e refletido bem na visão e no que sua interpretação quer dizer, conforme te contarei agora, você não será mais a mesma pessoa, visto que, se você prestar bem atenção no cenário da visão e no que tudo nela está querendo dizer, concluirá que nunca foi esse pobre servo teu, que interpretou coisíssima alguma, mas o Espírito d’Àquele que me deu o sonho, que está deveras preocupado com você. Porém, antes me permita essa pausa:

(...)Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete". Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos". (Gênesis 40:8).

Só não se esqueça que essa visão me foi dada por sua causa - sabedor que o Espírito Santo é de que, me dando Ele o discernimento, eu viria aqui correndo te contar tudo; e no final você verá por que. E não desperdice a preocupação do Pai com você, filho/a amado/a, porém por tantos tão desprezado/a.

(...)Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:

"O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.

Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir. (Mateus 22:1-3).

Mas, vamos lá, respira fundo e vem comigo, mas de olho nas metáforas: Eu me via dirigindo um caminhão grande cheio de lixo; eu via que na carga havia ferro e muito papelão velho. Eu subia uma ladeira, e via que lá em cima havia um senhor de muita idade, que era dono do ‘ferro-velho’, que era na verdade uma usina de reciclagem. Daí eu observava que alguém havia deixado no meio do caminho um carro-de-mão com umas ferramentas dentro e parado bem onde eu passaria com o caminhão. E finda o sonho. A tradução: O lixo que eu levava são pessoas (pessoas são árvores – Isaías 61; 3/Marcos 8; 24 – árvore é a matéria prima do papelão), que, desprezadas e tida por muitos como “lixo de gente”, Ele quer que as levemos à Ele (pela pregação da Palavra; te explico já sobre isso), por isso eu não descia e sim SUBIA a ladeira, no topo da qual Ele estava, para que Ele as recicle (por isso era papelão, como eu disse, que é produzido a partir da madeira/árvore; e ferro, ferro que não à toa foi usado, visto que a matéria prima do ferro é a pedra). Porém há dois problemas no que diz a visão: 01 – Ao final da separação sobre qual pode ou não pode passar por uma reciclagem (assim como há alguns metais que não servem para a reciclagem, também há tipos de papel que não prestam para reciclar) o que se fará com o papelão que não prestar para a reciclagem, além de ser jogado no incinerador? 02 – Deus está dizendo que há convidados que não são dignos, e estão desistindo e deixando a Obra com todas as ferramentas que lhes havia sido entregue: unção/dons/etc, no meio do Caminho, por isso eu olhava para as ferramentas dentro do carro de mão, ali abandonadas no meio da rua; crente que não trabalha e ainda atrapalha o trabalho de quem quer trabalhar (por isso o carrinho de mão cheio de ferramentas atrapalhando a minha passagem com o caminhão), e abandonado a Obra mesmo depois de ter chegado tão perto d’Ele, por isso o carrinho de mão estava abandonado não na parte de baixo da ladeira, e sim na parte de cima, onde estava o Dono do “ferro-velho” aguardando a carga que eu levava. O que diz que, assim com o que não servir para ser reciclado, que no final será queimado, sorte diferente não caberá a quem muito foi dado, que soltar o arado - (...)Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:13). Enfim, o sonho quer dizer, que a ordem é, “Ide por todos os valados e trazei para Minhas Bodas os bons e os maus – Mateus 22; 9...”, e deixemos por conta d’Ele a reciclagem. Lembrando, porém, ainda, que na reciclagem o papelão é triturado, e depois disso ainda passa por uma peneira com o fim de que não reste nenhuma impureza, e só então ele prestará para ser reutilizado – pegou também? Mas não se deve esquecer, aqui falando com o crente, de que, se a uma hora dessas Ele está dando uma ordem assim, para que se busque e levemos a Ele os que encontrarmos abandonados, reputados lixo de gente no conceito de quem seja lá quem for, é por que decerto que Ele não está satisfeito nem um pouco com o comportamento dos que já foram convidados. E, claro, olha lá onde foi deixado o carrinho de mão. E, não, eu não me esqueci do lixo de ferro. E, como eu já disse, que essa carga diz duns mais leves, mais fáceis de persuadir, e outros mais pesados, mais difíceis de  convencer – papelão e ferro – pegou?), será levada para Ele pela pregação do Evangelho que você já pode ter ouvido e vai repensar sua resistência pelo temor da riqueza na mensagem que está lendo ou ainda ouvirá, ou, a quem cabe, você ainda não pregou. E sabido que se é de que a matéria prima do ferro é a pedra, nesse contexto os corações endurecidos – pegou também?, dá uma lida aqui: (...)Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? (Jeremias 23:29), e sendo de conhecimento público que ferro, por DURO que é, só se recicla no fogo, refletindo bem na razão de Ele ter me trazido esse exato cenário, não seria o caso de se ‘amolecer’ e, por conta própria, se derreter por Ele, antes de se ter que passar ‘pela prova’ de fogo para então te cair a ficha???

Entretanto, porém, todavia, lembra do material que não se permite reciclar? Dá uma lida e refletida, do início ao final dessas passagens, visto que, sem medo de errar, foi pensando nisso que Ele me deu a visão:

"Então disse a seus servos: ‘O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos.

Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’.

Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.

Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial.

E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial? ’O homem emudeceu.

Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
(Mateus 22:8-13).

Então, te sugerindo que volte e avalie bem as figuras na imagem que ilustra esse texto, não faça como os convidados indignos, mesmo que para muitos você seja uma pessoa de sexualidade mal resolvida; um/a prostituta, um/a drogado/a, um/a bêbado/a; um/a mentiroso/a; um/a bandido/a; ou um/a fora-da-lei qualquer; um/a adúltero/a, um/a parasita humano, porém, ainda que nada disso nem seja mentira sobre sua pessoa, mas seja mesmo você tudo isso que acabei de elencar, sobe no Caminhão, que essa é a ideia d’Àquele que me deu o sonho, visto que...

...Jesus é bom, misericordioso, fiel e justo!

E ainda que (...) adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gálatas 5:19-21), faça parte de seus costumes e você não tenha encontrado forças em você mesmo/a para se livrar das impurezas, como o proposta do Dono da Usina é que você não fique fora do Seu Reino, e ainda que o que não falte na sua vida seja dedo apontado na tua direção, se lembre que o destino da carga é a Usina de reciclagem. Então, ferro ou papelão, sobe no Caminhão!

Como eu disse, Jesus é bom!

Antônio Franco Nogueira – à serviço do Reino eterno!

Aqui, mais textos do autor

'(...)E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam'. (Marcos 8:24. Na imagem, Antônio Franco Nogueira. Foto: Mônica Franco'(...)E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam'. (Marcos 8:24. Na imagem, Antônio Franco Nogueira. Foto: Mônica Franco

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br