Galeria de fotos

Não perca!!

Geraldo Honorato

Geraldo Honorato, jornalista
Geraldo Honorato, jornalista

É dito e certo. Sempre fico demasiadamente reflexivo nas festas de final de ano. Talvez seja pelo fato de ser arredio a manifestações de falsa coletividade, o que é comum no Natal e no Ano Novo, onde é natural pessoas que “se odeiam” assumirem entre si, pelo menos durante pouco mais de uma semana, o discurso público de “tudo de bom para você e sua família”.

Minha excentricidade é violentamente afetada no período natalino. Os campeonatos de futebol internacional param e, com isso, um dos meus passatempos prediletos vai para o espaço. Na televisão, quase todos os filmes versam sobre a comemoração que remete ao nascimento do menino Jesus. As músicas típicas não mudam nunca, com o perdão da redundância. Há uma delas que chama a atenção em especial. A letra diz assim: “Então é Natal... e o que você fez?”.

As coisas boas devem ser feitas cotidianamente. Não apenas em função de uma ocasião, como forma de, através de um gesto isolado, limpar a barra depois de um ciclo inteiro de “maldades”, hipocrisia e demagogia.

O bem precisa ser contínuo, perene, linear e constante. Sem data ou previsão de início e fim. Faça-o minimamente todos os dias, porque, além de ajudar o semelhante, revigora quem o executa. E tem um detalhe fundamental: não precisa ser publicizado e nem implica necessariamente em auxílio financeiro. Pode ser uma palavra, um aperto de mão, um sorriso ou até um não bem colocado.

A sociedade de uma forma geral precisa parar de pensar no Natal e no Ano Novo de forma comercial. Curioso é que a maioria das pessoas nem se dá conta disso. Outros sabem, têm consciência, e até gostam do consumismo natalino e da chuva de demagogia.

Não pense somente em operar o bem na véspera do Natal. Concentre o foco no dia-a-dia e tente fazer o bem em 12 de agosto, 07 de março, 23 de julho, 14 de novembro, 06 de janeiro, 17 de fevereiro... Todo dia é dia.

Veja também: Geraldo Honorato, "Boas metáforas para 2013"

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br