Galeria de fotos

Não perca!!

Emprego

É essencial saber o que se quer e montar um bom plano de estudo. Veja dicas de como enfrentar o primeiro concurso e onde estudar (Foto: Divulgação)
É essencial saber o que se quer e montar um bom plano de estudo. Veja dicas de como enfrentar o primeiro concurso e onde estudar (Foto: Divulgação)

Escolher o primeiro concurso público é uma iniciativa que pode abrir muitas portas. Por outro lado, decisões tomadas sem cautela podem ser desperdício de tempo, energia e dinheiro. Por isso, o candidato deve saber o que quer, além de traçar um plano de estudos para conquistar o seu cargo.

De acordo com Claudete Pessôa, diretora pedagógica do Super Professores Cursos Online, o candidato “deve estabelecer uma linha de ação a partir da seleção de concursos que possuem conteúdos semelhantes em seus editais”. Além disso, ela destaca a satisfação pessoal como principal critério a ser considerado.

Quanto ao planejamento, Anderson Silva, professor do Curso Ênfase, diz que há três pontos importantes. “É preciso estar disposto a renunciar a algumas coisas, criar uma rotina que possa ser seguida e ter uma conversa com familiares e amigos sobre essa mudança”. O professor também indica fixar dias, horários e local de estudo para que a rotina seja seguida à risca.

Decisão

Para Marcos Chaves, recém-formado em Direito, além da perspectiva de trabalhar em sua área, ele diz que também se identificou com a “estabilidade e a possibilidade de morar em outro estado”. Marcos estuda há quatro meses para o concurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e almeja cargos como o de advogado-geral, procurador federal e procurador da fazenda. Portanto, ele já sabe quais são as suas prioridades. “A minha rotina é assistir aulas, ler as matérias e informativos e solucionar questões”, diz.

Enquanto Marcos quer sair da Bahia, Claudete chama atenção para o local de atuação. “Muitos fazem concursos para o interior, com a esperança de que seja menos disputado, e quando são nomeados sofrem por estarem longe da família”, diz. Ainda segundo a especialista, isso também deve ser levado em conta na escolha do concurso.

Para quem ainda não definiu em que área deseja atuar, Kelle Catiane, professora do Ímpar Concursos, aconselha “cursos básicos em que matérias comuns à maioria dos concursos sejam privilegiadas”. Segundo ela, “a necessidade de estabilidade profissional faz com que muitos alunos estejam estudando sem saber o que de fato querem”. Portanto, estudar disciplinas e bancas recorrentes se torna um investimento.

Dicas para enfrentar o primeiro concurso

Momento certo Não é preciso esperar o edital sair para começar a se preparar. O ideal é que se estude imediatamente após a decisão de se tornar concurseiro, afinal, a concorrência é grande e o tempo é curto.

Plano de estudos Muitos concurseiros desistem de estudar por falta de organização e disciplina. Portanto, é preciso criar um quadro de horário semanal com a rotina a ser seguida pelo estudante. Se não for possível cumpri-lo, o quadro deve ser refeito até que se ajuste à realidade do estudante.

Acompanhamento Professores experientes em concursos podem ser o diferencial para a aprovação. Além de saber o perfil de cada banca, eles indicarão como as matérias são abordadas.

Filtros O concurseiro deve levar em consideração a sua área de interesse. Para quem almeja um cargo de nível superior, a sua formação já será um critério.

Conversa A importância de conversar com familiares e amigos sobre a mudança na rotina envolve tanto a compreensão quanto o apoio. Dessa forma serão evitadas confusões e o candidato ainda poderá receber ajuda.

Interpretação No geral, os concursos cobram a ideia central do texto. Uma sugestão para otimizar o tempo é ler a introdução e a conclusão. Antes de seguir a dica, é válido conhecer bem a banca examinadora.

Véspera No dia anterior à prova é importante que o concurseiro se alimente bem, tenha uma boa noite de sono e evite ansiedades. Afinal, no dia seguinte, o candidato precisará de atenção, concentração e condicionamento físico e psicológico.

Hora H Não adianta dominar o assunto e não saber como ele  é cobrado na prova. No momento da preparação, é preciso  fazer provas de concursos anteriores e conhecer a banca examinadora.

Psicológico O que faz qualquer candidato estar em desvantagem é o condicionamento psicológico. Com equilíbrio emocional e paciência ele terá  mais chances de se recordar dos assuntos. estudados.

Onde estudar para concursos públicos

Ímpar Concursos Oferece cursos online e presenciais direcionados para concurso. Rua Frederico Edelweis, 228 - Rio Vermelho (71) 3330-9300/3345.

Acerte Concursos Com biblioteca e salas climatizadas, o Acerte oferece aulas para concursos como o da Ufba e Embasa. Avenida Dom João VI, 1050 - Brotas - Shopping Salvador Brotas Center, 3º andar (71) 3011-0155 / 3035-2955.

Casa dos Concursos Com cursos voltados para concursos, também há aulas de matérias isoladas. A Casa dos Concursos está no mercado há 15 anos. Rua Amazonas, 597, Pituba (71) 3344-7400.

Centro de Estudos José Aras (Cejas) Voltado para a preparação em concursos públicos da área jurídica. Rua Leovigildo Filgueiras, 81, Garcia (71) 98258-2020/98693-7148.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br