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A oportunidade vai até o dia 20 deste mês - Foto: Romildo de Jesus
A oportunidade vai até o dia 20 deste mês - Foto: Romildo de Jesus

Quem tem débitos ainda pendentes junto a alguma instituição financeira, tem uma grande oportunidade de mudar essa realidade a partir desta segunda-feira. Através do site consumidor.gov.br, o devedor vai poder participar de um mutirão online de renegociação de dívidas, no qual será possível ajustar os valores devidos com condições especiais junto às empresas participantes.

O mutirão vai até o dia 20 deste mês e o processo também pode ser feito através do aplicativo “consumidor.gov.br 1.2”, disponível para os sistemas Android e iOS. Ao entrar em qualquer uma das plataformas, o primeiro passo do usuário deve ser o de verificar se a empresa alvo da reclamação está cadastrada. Em caso positivo, ele deve fazer o cadastro na plataforma, informando dados como telefones e e-mail para contato.

Depois de registrar a reclamação, é necessário informar o desejo de se habilitar no mutirão para negociar ou quitar a dívida, apontando as condições da mesma, valor e o tempo que possa pegar. Antes do início da negociação, as instituições realizarão a identificação positiva do consumidor por questões de segurança e legitimidade.

As empresas terão o prazo de dez dias para emitir a resposta, contando a partir do registro da reclamação. Dentro desse tempo, é possível que a empresa solicite informações complementares para atender alguns casos.

Ao final, o consumidor poderá avaliar em até 20 dias se a reclamação foi “Resolvida” ou “Não Resolvida”, além de indicar o grau de satisfação do atendimento prestado pela empresa, avaliando-a com uma nota entre 1 e 5, sendo 5 o mais alto de satisfação.

De acordo com o Procon-BA, órgão que coordena as ações  do mutirão aqui no estado, todos os dados pessoais dos consumidores estarão protegidos, sendo públicas apenas as informações relacionadas ao relato da reclamação, a resposta da empresa e o comentário final do consumidor, de acordo com os termos das Políticas de Uso de Dados Pessoais.

Na Bahia, além de Salvador, o órgão dará suporte ao devedor nos postos localizados em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Valença, Camaçari e Simões Filho. Os trabalhos serão no sentido de auxiliar o usuário no uso da ferramenta.

“A vantagem desse mutirão é a de que além de ser algo que mobiliza todo o Brasil, possibilita ao consumidor melhores vantagens nas condições de negociação e resolver o pleito. O objetivo é do proporcionar a ele o pagamento da dívida pelo menor valor possível”, explicou Filipe Vieira, superintendente do Procon-BA.

“Cerca de 80% das pessoas que participam dos mutirões realizados por meio da plataforma do consumidor.gov.br chegam a um acordo com os bancos”, salientou Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ao falar da eficácia dos mutirões de negociação de dívida para eliminar pendências financeiras com os bancos.

Ainda segundo a Federação, os acordos feitos de forma virtual já representam 40% do total em algumas instituições financeiras. Pela estimativa do setor, as negociações online, entre este e o próximo ano, já deverão ultrapassar as presenciais, feitas nas agências – a exemplo do que ocorre com as transações bancárias, com o maior uso do mobile banking no dia a dia do cliente.

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