Galeria de fotos

Não perca!!

Economia

Dia Nacional do Café marca início da colheita em regiões cafeeiras do Brasil
Dia Nacional do Café marca início da colheita em regiões cafeeiras do Brasil

O café é tão querido pelos brasileiros que foi criada uma data especial, o Dia Nacional do Café, celebrado nesta quinta-feira (24/05), para homenagear a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás somente da água. Quarto maior produtor brasileiro de café, a Bahia é referência pela qualidade do produto e também destaque em prêmios internacionais. Apesar da seca, estimativa uma safra de 3 milhões e meio de sacas total este ano.

De acordo com João Lopes, presidente da Assocafé (Associação de Produtores de Café da Bahia), apesar da seca, os produtores têm mantido a qualidade do produto. "A manutenção da qualidade é nosso maior motivo de comemoração, graças a isso, a Chapada Diamantina tem ganho notoriedade com a produção de cafés especiais. Prova disso são os concursos ganhos por diversos produtores da região", afirma Lopes.

"Apesar da seca, o povo baiano é muito batalhador e sempre procura uma forma de superar as dificuldades. Fico feliz em saber que apesar de tudo, nosso café, muitos deles vindo da agricultura familiar, é tão premiado", afirma Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Prêmios

A vencedora do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2018 é do município de Piatã. O microlote de café cereja descascado, da cafeicultora Letícia Alcântara, produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, teve uma nota final de 8,62 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo foi para Antônio Rigno de Oliveira, que obteve 8,57 pontos e é do mesmo município.

Quatro produtores baianos também se destacaram no Cup of Excellence Brazil 2017, na fase internacional da categoria cereja descascada, concurso realizado pela BSCA - Cafés Especiais do Brasil. O microlote de café produzido no sítio Cafundó, em Piatã, de Gilliarde Torres de Oliveira, ficou em 9º lugar com nota final 88,47 (em uma escala de 0 a 10).

O 18º lugar foi do sítio Santo Antônio, também em Piatã, de Antônio Macedo Souza, que atingiu a nota 87,30. A Fazenda Progresso de Mucugê ficou em 20º lugar com 87,17 e o 22º foi para Antônio Rigno de Oliveira, o ganhador do segundo lugar da ABIC. Seu café atingiu a nota 86,93.

O Sul da Bahia também traz boas notícias, de acordo com a Assocafé, apesar da seca, a região atingirá uma safra recorde com aproximadamente 2 milhões e meio de sacas do café conillon e isso dará um pouco de fôlego ao café baiano. "Nossa estimativa era uma safra total para o estado de mais de 4 milhões de sacas, mas por causa da seca, a previsão é menor. Atualmente o esperado são 3 milhões e meio de sacas total na Bahia", afirma o presidente da associação.

Apesar do Dia Internacional do Café ser celebrado em 14 de abril, desde 2005, o dia 24 de maio foi incorporado ao calendário brasileiro como o Dia Nacional do Café. A iniciativa foi da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e simboliza o começo da colheita na maioria das regiões cafeeiras do Brasil.

Certificação

 

E se o assunto é qualidade, a ABIC traz uma novidade que será lançada no Dia Nacional do Café. A campanha “Café certificado sempre vai bem” pretende aumentar a oferta e procura por cafés certificados e garantidos quanto à qualidade, seja entre os tipos Extra Fortes e Tradicionais, como os Superiores e Gourmets, que são as diferentes categorias de qualidade do produto no Brasil.

Segundo Antonio Roberto Almeida, presidente do Sindicato da Indústria de Café (Sincafé), a campanha contará com o apoio do sindicato baiano. "O intuito é melhorar e incentivar a oferta de café certificado ao cliente. Isso será um incentivo para a indústria buscar no mercado os melhores cafés e manter um blend que contemple um produto de boa qualidade. Acredito  que a campanha ajude a melhorar gradativamente o café encontrado nas gôndolas do grande varejo", afirma Almeida.

 Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado
Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado

 

Enquete

Nesse 2º turno, qual seu candidato para presidente?
 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br