Galeria de fotos

Não perca!!

Economia

Até 10 de abril do próximo ano, quando se encerra a temporada de cruzeiros marítimos em Salvador, a cidade deverá receber 250 mil visitantes nacionais e estrangeiros, nas 84 atracações no Porto de Salvador. Na última segunda-feira a cidade viu a chegada de 3.226 turistas argentinos, chilenos e uruguaios, que desembarcaram do navio  MSC Poesia, vindos de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, e  depois de passarem oito horas em Salvador, seguiram para o Rio de Janeiro.

Já na próxima segunda-feira, será a vez do navio Silver Muse, que trará 596 turistas vindos do Rio de Janeiro, e depois de parar por 10 horas em Salvador, segue no final da tarde para Natal, no Rio Grande do Norte. Além de Salvador,  Ilhéus deverá ter 20 navios atracando no porto da cidade, entre os dias 19 de dezembro e 21 de março. A maior parte dos navios faz o trajeto entre o Rio de Janeiros, Santos, Salvador, Ilhéus, Recife, Maceió e Natal.

Nas contas feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o turismo deverá ter um crescimento entre 5% e 8% na temporada 2017/18, e o turismo marítimo deverá render aos cofres do município em torno de R$ 70 milhões nesse período. A temporada de cruzeiro começou em 02 de janeiro, com um total de 98 atracações no Porto de Salvador e 38 em Ilhéus, com um total de 280 mil turistas em Salvador, dos quais pelo menos 249 mil somente entre 20 de novembro a 10 de abril, quando se encerra.

Para o secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinôco, nas últimas cinco temporadas a cidade se ressentiu com o decréscimo do número de turistas desembarcados pelo  Porto de Salvador, mas que do ano passado para cá esse número vem aumentando gradativamente. Na temporada 2015/2016, segundo números da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), foram 153.276 passageiros em 55 atracações no porto, contra uma previsão de 250 mil em 84 atrações nesta temporada. “A nossa meta é tornar Salvador um ponto de referência de cruzeiros marítimos”, diz Tinôco.

Gastos – Durante a temporada de cruzeiros, que teve início no último dia 15 e se estende até o mês de abril, são esperados 50 navios com cerca de 250 mil turistas, dos quais pelo menos 50% devem desembarcar em Salvador para percorrer os principais pontos turísticos da cidade. As estadias dos navios chegam ao máximo de 10 horas na capital baiana, tempo curto na avaliação da Secretaria de Turismo.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos e acompanhada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) avalia que cada visitante tem um gasto médio de R$ 485 por dia. A maioria deles percorre centros de compras, como o Mercado Modelo e o Centro Histórico, com uma parcela menor fazendo o city tour por outras áreas. O próximo navio a aportar no Porto de Salvador é ISS Silver Muse, que vem de Búzios (RJ) com 596 passageiros a bordo. A permanência será de 10 ho0reas, seguindo depois para Natal (RN)

Salvador é o terceiro maior destino de cruzeiros marítimos no Brasil e um dos roteiros mais freqüentes na costa brasileira. A cidade é também um dos principais destinos de turistas espanhóis, como ficou constatado com as diversas paradas ao longo da temporada que um dos transaltlântico, o MSC Precioza costuma fazer em Salvador, trazendo turistas de  Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.

Depois de quase uma semana entre Portugal e Espanha, onde acompanhou a comitiva do prefeito ACM Neto por esses dois países, o secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinôco, ressaltou a importância do turismo receptivo e das ações que a cidade vem desenvolvendo nesse sentido. Além de reuniões com agentes e operadores de turismos portugueses e espanhóis, o secretário destacou a emissão  de turismo desses dois países para Salvador. “Os vôos da TAP e da Air Europa têm ocupação de quase 100% e com os novos investimentos, devem aumentar”, disse.

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br