Galeria de fotos

Não perca!!

Economia

Bahia registra crescimento de 70% da indústria de cosméticos (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Bahia registra crescimento de 70% da indústria de cosméticos (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

O mercado da beleza consagrou-se com um dos principais pilares da economia baiana. A análise é de acordo com os dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), onde aponta que a indústria de cosméticos na Bahia registrou um crescimento expressivo de 70% nos últimos dez anos. A expectativa é que até o final de 2017 o setor cresça mais 4%, apesar do momento de instabilidade econômica do país.

Esse crescimento deixa a Bahia na primeira posição no setor de cosméticos no Nordeste. O Estado concentra 43,7% dos estabelecimentos e 47,6% dos empregos da região, segundo dados do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (Rais).

O relatório identificou 83 estabelecimentos fabricantes de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em funcionamento na Bahia, gerando 1.435 empregos espalhados em 19 municípios. O emprego formal no setor teve crescimento médio de 10,5% ao ano na Bahia, no período 2007-2015, enquanto que o Brasil cresceu 1,95% e o Nordeste 4,77%.

Os bons números do setor no estado estão associados ao crescimento constante de empresas, como acontece com o Grupo Boticário. Com fábrica instalada no Complexo Industrial de Camaçari, a fábrica do Grupo Boticário foi projetada para produzir 150 milhões de itens por ano, em 21 linhas de perfumaria e cuidados pessoais. A unidade, que contou com investimento de R$ 491 milhões, emprega 610 funcionários.

Já o Centro de Distribuição, instalado em São Gonçalo dos Campos, foi planejado para atender a rede franqueada. Desde que iniciou a operação, já proporcionou redução média de quatro dias no tempo de entrega de produtos para franqueados. O CD tem capacidade de armazenar 16 mil posições-pallet, separar 42,3 mil itens/hora (fracionados) e 28 mil itens/ hora (caixas fechadas). A capacidade de expedição é de até 1.800 caixas/hora, mais do que suficiente para suprir toda a demanda de franqueados da região.

A empresa também investe na qualificação da mão-de-obra baiana, inclusive, entregou em outubro de 2016 o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em Camaçari, que oferece cursos gratuitos de nível técnico na área de estética. A unidade é o primeiro centro de referência em estética e beleza do nordeste do país.

E os bons resultados, motivaram outra importante conquista para o mercado baiano: a vinda da empresa Vitro, que vai fornecer embalagens de vidro para o Boticário. Como matéria-prima, a organização mexicana utilizará areia considerada pura de uma mina, localizada próxima ao município de Belmonte. A expectativa é que a fábrica de frascos para cosméticos esteja em funcionamento já em 2018.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br