Galeria de fotos

Não perca!!

Ciência e Tecnologia

Aplicativo foi criado apenas para exibir publicidade (Foto: AFP)
Aplicativo foi criado apenas para exibir publicidade (Foto: AFP)

Um aplicativo falso que se passa pelo WhatsApp foi baixado mais de um milhão de vezes na Google Play, loja para o sistema Android. Batizado de "Update WhatsApp", ele tem um desenvolvedor com um nome que, à primeira vista, parece ser o mesmo usado para distribuir o verdadeiro aplicativo: "WhatsApp, Inc.".

Usuários perceberam, no entanto, uma diferença sutil: os desenvolvedores do app ilegítimo usando espaços ao lado do nome do desenvolver, o que não aparece para o usuário. A diferença é imperceptível, a não ser quando se clica no nome do desenvolvedor.

Em sua conta no Twitter, Nikolaos Chrysaidos , que é pesquisador de segurança da Avast, disse que este falso app foi criado apenas para exibir propagandas, o que não acontece na versão original. Em apps que exibem publicidade, o desenvolvedor fatura cada vez que alguém clica em uma das propagandas - o valor por usuário geralmente é bastante baixo, mas com a grande quantidade de downloads, as chances aumentam de faturar mais.

A Google Play tem vários filtros para impedir que apps maliciosos ou falsos entrem na loja. Mesmo assim, muitos aplicativos duvidosos acabam conseguindo fazer parte do ecossistema. Com a repercussão do caso, o Google deletou o aplicativo em questão da loja.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br