Galeria de fotos

Não perca!!

Ciência e Tecnologia
Em: 09/08/18 - 05:47 Fonte: IstoÉ Editoria: Ciência e Tecnologia

Sonda Parker será lançada com o objetivo de ‘tocar o Sol’

Ilustração da sonda Parker divulgada em 6 de julho de 2018 pela Nasa e pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins - NASA/Johns Hopkins APL/AFP/Arquivos

Dotada com um escudo de alta tecnologia para protegê-la do intenso calor, a sonda Parker será lançada no sábado com o objetivo de “tocar o Sol” e tentar responder a uma pergunta que instiga os cientistas: por que sua coroa é infinitamente mais quente que sua superfície?

A sonda, que decolará no sábado de Cabo Canaveral, Flórida, será o primeiro objeto construído pelo homem para lidar com as condições infernais desta parte da atmosfera do Sol, e a passará 24 vezes a 6,2 milhões de quilômetros da sua superfície durante os sete anos que a missão está prevista para durar.

Para sobreviver, a nave está equipada com um escudo composto de carbono de 12 centímetros de espessura que deve protegê-la de uma temperatura de 1.400 graus – suficiente para fundir o silício – e manter funcionando os instrumentos científicos a cômodos 29 graus.

Estes instrumentos devem permitir medir as partículas de alta energia, as flutuações magnéticas e fazer imagens para compreender melhor esta coroa, que é “um ambiente muito estranho, desconhecido para nós”, diz Alex Young, um especialista no Sol da Nasa.

De fato, a observação à distância chegou ao seu limite, diz Nicky Fox, membro do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e responsável científica da missão.

“Temos que ir aonde isto ocorre, onde acontecem todas estas coisas misteriosas”, diz.

– Quanto mais longe, mais quente –

Diferentemente de uma fogueira, onde a parte mais quente está no centro, a temperatura aumenta à medida que você se afasta do Sol.

“Quando você passa da superfície do Sol, que está a 5.500 graus Celsius, para a coroa, nos encontramos rapidamente a milhões de graus”, explica Young.

O especialistas espera que Parker, a única nave da Nasa que leva o nome de um cientista ainda vivo – o famoso astrólogo de 91 anos Eugene Parker -, ajude a dar respostas ao que a Nasa chama de o “problema do aquecimento da coroa”.

O assunto também é importante para prever melhor o clima espacial.

As tempestades solares chegam a ser sentidas até na Terra, onde podem perturbar o funcionamento da rede elétrica, mas também provocar falhas nos satélites que orbitam o planeta ou inclusive pôr em perigo a vida dos astronautas.

“É tão importante para nós sermos capazes de prever o clima espacial como de prever o clima na Terra”, afirma Young.

Parker, que se tornará a nave espacial mais rápida construída pelo homem, com uma velocidade máxima de 692.000 km/h, deve decolar em 11 de agosto da base espacial em Cabo Canaveral às 03H48 (04H48 em Brasília).

O veículo, que tem o tamanho de um automóvel e custou 1,5 bilhão de dólares, já está instalado na parte superior do foguete Delta IV-Heavy, que o levará ao espaço.

Veja também:

EUA formulam plano contra impacto de asteroide

Descoberto em Marte lago de água líquida

Nasa descobre três planetas de tamanho semelhante à Terra

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Em: 27/07/18 - 14:34 Fonte: Tribuna da Bahia/Agencia Brasil Editoria: Ciência e Tecnologia

Maior eclipse lunar do século ocorre nesta sexta

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Hoje (27) os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o céu. No fim do dia, terá início o maior eclipse lunar já registrado neste século. Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo. Brasileiros se organizam para contemplar o evento, que deve durar pouco menos de duas horas.

Leia mais...
 
Em: 26/07/18 - 05:56 Fonte: Terra Editoria: Ciência e Tecnologia

Descoberto em Marte lago de água líquida

Li4vLi4vLi4vaW1hZ2VzL3N0b3JpZXMvMjAxNy9TZXRlbWJybzEvdmlkYSBxdWUgc2VndWUgbWFydGUuanBnJmFtcDt3PTIwMCZhbXA7aD0xNjAmYW1wO3E9OTAmYW1wO3pjPTE=.jpg

Cientistas da Agência Espacial Italiana anunciaram nesta quarta-feira que existe água líquida em Marte, de forma constante. Para especialistas, essa descoberta, de um reservatório subterrâneo permanente de água líquida, aumenta consideravelmente as chances de haver vida no planeta.

Leia mais...
 
Em: 01/07/18 - 13:46 Fonte: Estadão Conteúdo Editoria: Ciência e Tecnologia

Aprenda truque de ficar invisível para escrever no WhatsApp

Afim de 'sumir' no Whatsapp, mas continuar vendo os outros? Tem um aplicativo que pode te ajudar (Foto: Shutterstock | Divulgação)

Aplicativo está disponível em português e é gratuito

Quer esconder seu status de 'online' e 'digitando' no WhatsApp, mas continuar vendo quando os outros estão fazendo isso? Tem um aplicativo gratuito e disponível em português que pode te ajudar: o Flychat.

Leia mais...
 
Em: 08/06/18 - 06:30 Fonte: Terra Editoria: Ciência e Tecnologia

Nasa descobre três planetas de tamanho semelhante à Terra

 Descoberta foi feita pela missão do telescópio Kepler, mais conhecido como

Pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canarias e da Universidade de Oviedo divulgaram sua mais recente descoberta: não somente um, como dois sistemas estelares até então desconhecidos, sendo que um deles abriga três planetas rochosos de tamanho igual ao da Terra em sua órbita.

Leia mais...
 
Em: 05/05/18 - 09:51

Tim libera uso de aplicativos sem gastar a franquia de dados

Pietro Labriola disse que o WhatsApp tem o que nenhuma operadora conseguiu com o MMS: rapidez na transmissão (Foto: Reprodução)

Operadora puxa fila da reação de teles ao comportamento dos usuários; WhatsApp, Facebook e Netflix estão na lista

A Tim foi a primeira operadora de telefonia do país a dar o braço a torcer e desistir de brigar com os aplicativos de mensagens. Antes considerados vilões, chamados até de “operadoras piratas” porque tiravam tráfego de voz da telefonia tradicional, eles agora são parceiros.

Leia mais...
 


Página 1 de 176

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br