Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

Covid-19 está em crescente agravamento, em Camaçari (Foto: Reprodução)
Covid-19 está em crescente agravamento, em Camaçari (Foto: Reprodução)

O quadro da pandemia por Covid-19 está em crescente agravamento, em Camaçari: pelo quarto mês consecutivo, o número de novos de casos e a média de mortes segue aumentando. No entanto, ações realizadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) nesta semana indicam que o quadro pode estar pior.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, divulgado pela Sesau na tarde desta quarta-feira (17), foram registrados mais 369 casos e 12 novas mortes. Os dados, no entanto, não são apenas das últimas 24h, como normalmente ocorre com os boletins diários.

Segundo a Secretaria, a elevação brusca dos dados estatísticos foi fruto de dois fatores: a atualização das notificações pelos laboratórios e as ações de testagem realizadas pela pasta na sexta-feira (12),  segunda-feira (15) e terça-feira (16), que a SESAU.

Ainda de acordo com a secretaria, apesar de terem sido confirmados e entrado nas estatísticas apenas nesta quarta-feira (17), os óbitos ocorreram ao longo das semanas anteriores. "Só podemos confirmar um óbito depois que é recolhida toda a documentação daquela pessoa que morreu (declaração de óbito, certidão de óbito, resultado do exame e relatório do hospital onde ocorreu o óbito)", informou a Sesau.

Tempo como inimigo

O tempo, associado ao descumprimento dos protocolos de segurança, se torna um fator de risco que influencia diretamente a rapidez na propagação do vírus e todas as consequências que se seguem, como a ocorrência de casos graves, superlotação de leitos e mortes.

A realidade apontada pela atualização dos dados da Sesau - ou seja, o tempo transcorrido entre o acontecimento e a notificação - exemplifica o que especialistas têm falado desde o início da pandemia: a única forma de combater o vírus, evitar o colapso do sistema de saúde e prevenir mortes é o distanciamento social.

Vale lembrar que uma pessoa contaminada leva cerca de uma semana para começar a manifestar sintomas. E, mesmo nos casos assintomáticos, o nível de contágio não sofre alterações. Ou seja: pessoas contaminadas sem sintomas transmitem o vírus. Na prática, aquele amigo do "churras" ou aquela pessoa sem máscara com quem você conversa numa fila qualquer pode ser o vetor de transmissão que fará você ou alguém da sua família ir parar em um leito de internação.

Uso correto da máscara, higienização frequente das mãos e isolamento social são a única forma de permanecer fora das estatísticas.

Li4vLi4vLi4vaW1hZ2VzL3N0b3JpZXMvMjAxNi9BZ29zdG8vY2Fzb3Njb3ZpZDE4MDIucG5nJmFtcDt3PTkwMCZhbXA7aD02MDAmYW1wO3E9OTAmYW1wO3pjPTA=.jpg

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br