Galeria de fotos

Não perca!!

Cidade

Camaçari aparece no ranking das 100 melhores cidades do pais, segundo pesquisa
Camaçari aparece no ranking das 100 melhores cidades do pais, segundo pesquisa

A Bahia tem quatro cidades listadas entre as melhores cidades brasileiras: Vitória da Conquista, Salvador, Camaçari e Feira de Santana, segundo pesquisa da consultoria Macroplan, referente a 2015. Os dados fazem parte do estudo "Desafios da Gestão Municipal 2017", onde analisa o desempenho das 100 maiores cidades do Brasil, entre os anos de 2005 e 2015. Nele, é avaliada a situação desses municípios sob dezesseis indicadores divididos em quatro áreas: educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

O ranking das cidades baiana é liderado por Vitória da Conquista, ocupando a 63ª posição entre as 100 melhores cidades brasileiras, com índice 0,655. Salvador ficou em segundo lugar, ocupando a 67ª posição com pontuação de 0,555. Feira de Santana teve o pior desempenho entre as cidades baianas e caiu da 59ª para 95ª posição, enquanto Camaçari ficou em 83° lugar, com índice 0,512, subindo três posições.

No ranking regional, Petrolina, em Pernambuco, é considerada a melhor cidade do Nordeste para se viver, ocupando o 45° lugar no ranking entre as 100 melhores cidades brasileiras, seguida de Fortaleza, Vitória da Conquista e Salvador. Para chegar a esse resultado, os quadros indicadores principais são analisados sob as seguintes ponderações; educação e cultura – 35,3%; saúde – 35,3%; infraestrutura e sustentabilidade – 20,6%; segurança – 8,8%.

Através do Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é possível observar a situação atual e a variação da posição relativa de cada município no período de dez anos. Além das quatro áreas contempladas no IDGM, o estudo traz informações sobre população e economia, gestão pública e transparência e sobre a situação fiscal consolidadas em análises individuais para cada um dos 100 municípios.

No estudo é possível verificar o desempenho de cada cidade, os maiores avanços e os desafios dos 100 municípios, identificar boas práticas e buscar soluções já testadas para os problemas.

Violência

Apesar do desempenho numérico, a situação do município de Camaçari, na vida real e nos levantamentos ainda não é satisfatória. Em estudo recentemente divulgado, através do Atlas da Violência 2017, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Camaçari aparece na 15ª colocação, entre os municípios mais violentos do país.

O estudo analisou os números e as taxas de homicídio no país entre 2005 e 2015 e detalha os dados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. No topo estão Lauro de Freitas (2º lugar) e Simões Filho (5º lugar). Segundo o levantamento, nos 10 anos analisados, houve um crescimento superior a 100% nas taxas de homicídio nas regiões Norte e Nordeste.

Veja também:

Atlas da Violência 2017: Camaçari aparece como a 15ª cidade mais violenta do país

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br