Galeria de fotos

Não perca!!

Cidade

Samu recebe uma média de 2.585 ligações de chamados falsos por mês
Samu recebe uma média de 2.585 ligações de chamados falsos por mês

86 ligações falsas por dia, 2.586 por mês e 12.929 nos cinco primeiros meses de 2017. Essa é a média de trotes que o SAMU 192 de Camaçari recebeu entre janeiro e maio desse ano. Os dados são alarmantes, essas chamadas falsas são o que separam pacientes em estado grave da assistência médica imediata, podendo ocasionar a morte destes.

A diretora da Alta e Média Complexidade da Secretaria de Saúde de Camaçari, Elaine Teixeira, explica que a maioria dos trotes é feita por crianças e adolescentes. "A equipe do SAMU na maioria das vezes consegue identificar quando a ligação é um trote. Contudo, em outros a ambulância com a equipe médica acaba sendo deslocada para um chamado falso prejudicando que realmente liga precisando do socorro", explica Elaine.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde do município, em muitas ligações os trotes são de crianças que ligam apenas para ficar cantando ou proferir xingamentos. Em algumas cidades, está sendo utilizado um sistema para coibir o número elevado de trotes. Esse sistema grava o número dos telefones que ligam passando trotes e bloqueia novas ligações. No entanto, a educação e conscientização de crianças e adolescentes é a principal ferramenta para evitar essa prática.

Além de diminuir a eficiência da operação do SAMU 192, a 'brincadeira' de passar trote, gera um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão todos os anos em deslocamento, horas de trabalho e efeitos colaterais consequentes dos atendimentos a chamados falsos que denunciam crimes, incêndios, chamados para ambulância, etc. Por isso, passar trote telefônico é uma infração penal em todas as situações.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br