Galeria de fotos

Não perca!!

Cidade

Piloto da coleta seletiva funciona em 5 condomínios (Foto: Agnaldo Silva)
Piloto da coleta seletiva funciona em 5 condomínios (Foto: Agnaldo Silva)
Na quarta-feira (23/11), a partir das 8h, um café da manhã marca o lançamento do Camaçari Coleta da Gente, programa de coleta seletiva de lixo idealizado pela Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), em parceria com a Braskem e a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos). O evento acontece no foyer do teatro da Cidade do Saber.

Durante a cerimônia, os produtos confeccionados com materiais recicláveis produzidos pela Limpec e cooperativas de reciclagem ficarão expostos em estandes.

Desenvolvido com base nas diretrizes da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Camaçari Coleta da Gente tem o objetivo de criar um modelo de coleta seletiva solidária, que integre a sociedade e os catadores de materiais recicláveis do Município.

Na ocasião, serão apresentados os resultados obtidos com o projeto piloto do programa de Coleta Seletiva, implantado em setembro deste ano, nos condomínios Praia de Itacimirim, no Bairro Novo, Verde Ville, no Ponto Certo, Parque Florestal, na Gleba B, Nova Camaçari, na Gleba C, e no Residencial Morada dos Pinheiros, na Gleba H.

O Camaçari Coleta da Gente já conta com outro importante projeto piloto, o Recicle Já Bahia, feito em parceria com o governo do Estado. A iniciativa deve ser implantada em todas as repartições públicas.

Em janeiro de 2012, o Camaçari Coleta da Gente será reforçado com a integração dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), antes destinados apenas para recebimento de resíduos da construção civil.

COLETA

Para a coleta do material, foram implantados quatro containeres nos condomínios destinados ao recolhimento de lixo orgânico, metais e vidros, papel e plástico. O material é recolhido pela Sesp, as terças e quintas-feiras pela manhã. Apenas no Residencial Morada dos Pinheiros existe uma casa de lixo, onde o material é separado e transportado pela Coopmarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari).

Após a coleta, os materiais passam por uma triagem da Limpec e são encaminhados à Cooperativa, que realiza uma nova triagem e, posteriormente, vende o material.

BRASKEM

Como contribuição para o projeto, a Braskem ficou responsável pela contratação de uma consultoria especializada em Gestão de Resíduos, a fim de tornar o Camaçari Coleta da Gente um programa sustentável, de longo prazo, com a participação ativa da comunidade e a geração de emprego e renda.

Para tanto, os catadores serão treinados visando a eficiência econômica e empresarial das cooperativas, fortalecimento da logística, triagem, gestão e comercialização dos resíduos. Eles serão orientados também quanto ao uso de equipamentos de proteção individual. A expectativa é de que em 10 meses as cooperativas tenham autonomia de gerenciamento.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br