Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

O problema de inclinação parece afetar um outro edifício no Inocoop, justamente ao lado do Crisântemo (foto/CFF/Marcelo Franco)
O problema de inclinação parece afetar um outro edifício no Inocoop, justamente ao lado do Crisântemo (foto/CFF/Marcelo Franco)

O problema de inclinação parece afetar um outro edifício no Inocoop, justamente ao lado do Crisântemo, que precisou ser evacuado há algumas semanas devido ao risco de desabamento.

Pelo menos é isso que acha um morador do prédio Copo de Leite que, apreensivo por conta da situação do edifício vizinho, procurou a Defesa Civil para externar sua preocupação.

Ao observar de longe, é possível perceber uma leve inclinação para a frente, se comparado o alinhamento do edifício com duas janelas que ficam logo atrás, mas para o subsecretário de Infraestrutura, José Roberto Laroca, o coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bomfim e o fiscal de Obras da Infraestrutura, Antonio da Cruz Araújo, que realizara uma visita ao prédio na última sexta-feira, 18 de novembro, não há nenhum indício de inclinação.

“Pelo menos a ‘olho nu’ não estou vendo nenhum problema”, afirmou José Roberto Laroca.

Entretanto, a moradora Neucilene Silva Ferreira, 24 anos, garantiu perceber um desnível no piso do seu apartamento: “O chão está um pouco descido”.

“A porta do quarto, que sempre fechou normalmente, não está mais fechando”, acrescentou uma outra moradora, Lidiane Oliveira, 19 anos.

Sobre os dois casos, Laroca afirmou que nenhum deles é resultado de inclinação: “No primeiro, o problema é no piso mesmo, e quanto à porta do quarto, o problema parece ser na fechadura”.

Para confirmar ou não a situação, será feita uma topografia a laser para verificar se, de fato, o prédio está inclinando: “Vamos fazer essa verificação e informar aos moradores, assim como fizemos no outro edifício”, explicou Mauricio Bomfim.

Muro de contenção

É também possível perceber a inclinação do muro de contenção dos edifícios. Perguntando se isso poderia estar afetando a estrutura dos prédios, Laroca disse que apenas uma pesquisa profunda poderia avaliar se o problema teria causado a inclinação do Crisântemo, mas garantiu que as raízes das árvores que ficam na encosta ajudam a segurar o talude.

Vale o registro, que os dois edifícios foram construídos sob o mesmo paredão. E o Crisântemo, que fica a menos de 10 metros e no mesmo alinhamento, tem sua inclinação perceptível à olho nú.

Saiba mais sobre Cidade

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br