Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Bahia

Ação realizada na manhã desta segunda-feira (Foto: Cidadão Repórter)
Ação realizada na manhã desta segunda-feira (Foto: Cidadão Repórter)

Famílias que viviam em uma ocupação localizada no loteamento do Caji, em Vida Nova, na cidade de Lauro de Freitas, foram retiradas dos barracos na manhã desta segunda-feira, 6. A ação realizada por equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Polícia Militar (Rondesp e Batalhão de Choque) foi tumultuada.

"Chegaram utilizando o poder para desapropriar 230 famílias, entre idosos, adultos, crianças e mulheres grávidas", contou Cláudio Abreu, porta-voz do grupo, ao A TARDE. As famílias estão no local há cerca de um mês.

O advogado Caio Rocha, que defende as famílias, disse à reportagem que a ação de aproximadamente 100 policiais militares ocorreu sem mandado judicial. "Eles vieram na semana passada com um mandado de 2014, mas após questionarmos eles foram embora e hoje voltaram alegando desforço imediato para a desocupação", disse o jurista. "Essas famílias não têm para onde ir", afirmou Rocha.

Os barracos foram destruídos com auxílio de tratores. Em protesto contra a ação policial, um grupo de populares queimou objetos em via pública.

A PM-BA, por meio do Departamento de Comunicação Social, informou que atuou em apoio à ação do órgão.

Sem comprovação, os moradores acreditam que a desapropriação foi requerida por uma suposta juíza, sem ter o nome revelado, que seria proprietária de um terreno vizinho.

No final de março, a Conder assumiu propriedade do terreno ocupado. "O terreno tem finalidade pública com utilização a ser definida", informou. Ainda segundo a Companhia, "as delimitações improvisadas demonstram o caráter orquestrado para uma futura ocupação irregular".

Vídeo

Equipes do Batalhão de Choque durante desapropriação (Foto: Cidadão Repórter)
Equipes do Batalhão de Choque durante desapropriação (Foto: Cidadão Repórter)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br