Galeria de fotos

Não perca!!

Bahia

Com dois séculos e meio de devoção, acontece hoje a tradicional Lavagem do Bonfim. Patrimônio Imaterial Nacional, a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim começa cedo, às 8h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. De lá,  milhares de devotos do santo e de Oxalá, sua equivalência no Candomblé, iniciam uma caminhada de fé, seguindo o andor até a Colina Sagrada, na Cidade Baixa. O percurso de aproximadamente oito quilômetros é feito por baianos e turistas vestidos de branco.

Com o tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”, a festa tem um dos pontos altos a partir das 12h, quando o cortejo chega à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e baianas lavam as escadarias do templo religioso com água de cheiro e flores.

Já está tudo pronto para as homenagens. Consertos e nivelamento de passeios e assentamento de pedras portuguesas no trajeto da colina foram realizados pela Secretaria Municipal da Manutenção (Seman).

Segurança

1,6 mil PMs vão atuar no policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar durante o evento.  A maior parte do efetivo será deslocada para o acompanhar o cortejo. Haverá também 25 postos elevados de observação, além de oito bases móveis de segurança.

Já a Guarda Municipal vai levar 140 agentes para Lavagem. Eles vão fazer o patrulhamento preventivo no circuito e garantir a segurança do patrimônio público.

Transporte

Quem tem fé vai a pé, mas pode optar também por utilizar o transporte público. Esse ano, além das 20 linhas de ônibus que terão o atendimento prolongado até as 0h, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) implantou um ponto de Táxis e Mototáxis provisório, na Praça Irmã Dulce, para atender aos fiéis que vão até a Colina Sagrada.

Serão disponibilizadas mais de mil vagas para táxis e mototáxis. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2,6 mil veículos.

Além disso, a Semob disponibilizará aos usuários 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda.

Trânsito 

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Av. Engenheiro Oscar Pontes estará funcionando como mão-dupla entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry Boat, desde as 5h dela manhã. A partir das 6h, terão sentido único de trânsito a Rua Boa Vista, na direção Rua Resende Costa, e a Rua Luiz Régis Pacheco - a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares.

O tráfego será interditado, a partir das 6h, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros).

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br