Galeria de fotos

Não perca!!

Bahia

Às vésperas da Lavagem do Bonfim, o prefeito ACM Neto lança nesta quarta-feira (10), às 15h, o edital de licitação para as obras de requalificação do entorno da basílica, tanto do largo em frente quanto na parte inferior, antes da subida da Colina Sagrada. *A solenidade acontece no Largo do Bonfim.* Na mesma ocasião, o prefeito assina contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$11 milhões, para as obras do Caminho da Fé, um espaço de peregrinação e turismo religioso a ser implantado na Avenida Dendezeiros, entre os santuários de Irmã Dulce e a Basílica do Senhor do Bonfim.

Para potencializar o caráter simbólico da igreja sobre seu entorno, a requalificação da praça irá reforçar o eixo Largo/Catedral. Serão ampliados os limites da Praça do Largo, de maneira que esta seja uma continuidade das escadarias da basílica, criando-se uma continuidade que sugere a importância da edificação sobre as demais e unificando-se o conjunto arquitetônico. Toda a pavimentação da praça será executada em mosaico de pedra portuguesa branca, com grafismos marcados no piso.

O sistema viário será redesenhado, suprimindo as vias que passam à frente da entrada da escadaria principal da catedral e a via à frente da Casa dos Romeiros. O novo trajeto impõe aos veículos o retorno pelos fundos da basílica, junto à Casa do Juiz da Devoção na esquina com a ladeira dos Romeiros. Será criado uma edificação, integrada ao conjunto de casas do entorno, denominado o abrigo de velas (velário), eliminando, assim, o risco de incêndio na igreja, e o espaço de distribuição da Água Benta, que tem função de prover aos visitantes o acesso à água santificada.

Por sua vez, o Largo da Baixa do Bonfim (Praça Euzébio de Matos), situado na área baixa da colina, foi redesenhado, alinhado com os arcos da Ladeira do Bonfim, reativando os vãos para funções comerciais e de serviços. No centro da praça, será disposto um pequeno palco para realizações de eventos pela comunidade. Com o deslocamento da praça, alinha-se ao longo da via um grande estacionamento público, além da criação de baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas. A ligação entre as praças será feita através de rampas e escadarias, reposicionadas e acessibilidade universal.

 

Enquete

Pena de morte no Brasil
 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br