Galeria de fotos

Não perca!!

Bahia

Uma jiboia foi encontrada dentro da máquina de lavar de uma casa no bairro do Cabula, em Salvador.

O animal foi resgatado pelo estudante de medicina veterinária João Paulo Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde está resguardado nesta quarta-feira (8).

O réptil é macho, tem 2,25 metros e pesa cerca de 8 quilos. João conta que soube da cobra por uma amiga. O animal foi encontrado na noite de domingo (5).

"Ela me avisou que a jiboia estava na casa de um amigo dela e, por eu trabalhar nessa área, me pediu ajuda. Quando cheguei lá, a cobra estava dentro da máquina de lavar. Fiz a contenção pela cabeça e depois, de 15 a 20 minutos, ela [cobra] foi saindo [da máquina]", relatou o estudante.

Apesar do tamanho assustar, ele garante que a cobra não apresenta risco. "Na região de Salvador é uma espécie comum. Ela não é venenosa e não oferece risco basicamente nenhum ao ser humano. Ela foi encontrada saudável e deve ser solta na natureza em breve", explicou João.

O estudante, que já cria uma cobra de forma legalizada, levou a jiboia para casa, onde ela ficou até ser entregue ao Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos (AASE) da Ufba, na segunda-feira (6).

Ela deve ser levada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta semana. O G1 tentou contato com a dona da residência de onde a cobra foi resgatada, mas não conseguiu falar.

Polícia ambiental

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) chegou a ser acionada para fazer a remoção do animal, mas não conseguiu atender o pedido ainda no domingo. As equipes só conseguiram chegar na residência na manhã da segunda-feira (6), mas a jiboia já tinha sido retirada.

Em nota, a Coppa informou que houve demora no atendimento devido ao número elevado de pedidos de resgate de animais silvestres no domingo, e que, mesmo com a intensidade de demandas, a unidade atende todos os chamados, ainda que não imediatamente.

João fez a remoção da jiboia por ter conhecimento na área, além de também criar uma cobra. O cidadão que encontrar um animal silvestre precisa solicitar a retirada à Coppa.

Além do resgate de animais, a companhia também é responsável por coibir crimes ambientais como pesca com bomba e extração irregular de madeira. A população pode acionar a unidade pelo 190, ou pelos telegones (71) 99981-6569 ou (71) 3116-9151.

 

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br